Cidade

UEL é contra PL que visa transferir gestão de HUs do Paraná à Sesa

02 dez 2022 às 09:26
Na última quarta-feira (30), foi enviado à Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) um (Projeto de Lei) que visa unificar a gestão de recursos dos HUs (Hospitais Universitários) do Estado à Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná).


Os hospitais são atualmente administrados pelas universidades e, pelo PL 522/2022, passarão a ter participação da Secretaria de Saúde em decisões pertinentes à gestão das instituições. 


O HU da UEL (Universidade Estadual de Londrina) se manifestou em nota, alegando que as universidades não participaram da elaboração do PL e que a medida é prejudicial à instituição por tratar de maneira geral assuntos pertinentes à especificidade de um hospital universitário, que tem ligação direta com a universidade. 


A nota ainda fala sobre medidas discutidas e decididas com a Sesa que nunca foram colocadas em prática.


"Sobre a gestão dos HUs, a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) convocaram reunião com reitores e direções dos Hospitais Universitários, em 23 maio deste ano, com o objetivo de debater o “Planejamento dos Hospitais Universitários estaduais”. Após intenso debate, ficou acordado a constituição de grupos de trabalho para tratar do tema. A UEL indicou os nomes da Administração que trabalhariam na temática, e, desde então, buscou-se, insistentemente, notícias sobre o início dos trabalhos. Entretanto, os grupos de trabalho nunca foram convocados", diz a nota. 


A Reitoria da UEL enviou ofício à Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) solicitando a suspensão da tranmitação do PL, que possibilita a organizaão de reuniões e audiências, garantindo a participação dos hospitais, universidades e população. 


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá