Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Queijos produzidos no Oeste do Paraná, são premiados em Campeonato Internacional

20/09/22 às 18:37 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Três queijos produzidos com a tecnologia do projeto de Queijos Finos do Biopark foram premiados no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo entre 15 e 18 de setembro. O Queijo fino tipo Camembert, da Queijaria Flor da Terra, levou a medalha de Prata, o Tomme Negro D’Oeste, da produtora Gelir Giombelli, também ficou com prata e o Queijo tipo Gouda, da produtora Marcia Ludwig, ficou com o bronze. Os queijos foram avaliados em diferentes categorias, de acordo com o seu tipo.


O 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, realizado durante o Mundial, recebeu mais 1.100 inscrições de 11 países, como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Inglaterra. Foram avaliados critérios como aspecto interno e externo, textura, e outras características sensoriais.


Os três queijos são produzidos no Oeste do Paraná, e tiveram sua tecnologia desenvolvida dentro do Laboratório de Queijos Finos do Biopark e depois sua transferência feita para os produtores.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


O Queijo tipo Gouda foi o primeiro a ser lançado com o auxílio do projeto, ainda em 2020. Ele é produzido pela produtora Marcia Terezinha Seibert Ludwig, da Queijaria Ludwig, localizada no distrito de Sede Alborada, em Cascavel. “Fiquei muito feliz e emocionada com o prêmio. É emocionante saber que o meu queijo foi reconhecido, depois de tanto trabalho e dedicação. Fico emocionada ao receber esse prêmio, é muito gratificante. Eu agradeço à equipe do Biopark pelo trabalho deles, pois tenho certeza que é através do trabalho deles que consegui chegar a esse resultado”, comenta a produtora. 


Já o Camembert, foi um dos primeiros produtos lançados pela Queijaria Flor da Terra, marca própria do Biopark e o Tomme Negro d´Oeste, é o queijo mais recente a ser lançado no mercado, depois de mais de um ano de pesquisas. Ele é produzido pela produtora Gelir Maria Giombelli, que trabalha com queijos há mais de 30 anos. “Ainda não caiu a ficha, eu não esperava essa premiação e estou muito emocionada. É algo muito gratificante, fruto do trabalho de muitas pessoas, do meu esposo na ordenha, da minha mãe que iniciou a fábrica e do Biopark, com uma equipe muito competente, que executa um trabalho muito bem feito. É o mérito de todos que estão envolvidos, estou muito feliz”, destaca a produtora.


Resultado de muito trabalho


Os produtores participantes do Projeto de Queijos Finos do Biopark recebem apoio gratuito em todas as etapas de produção, que vão desde o diagnóstico da propriedade rural e a transferência da tecnologia para o produtor até o suporte para inserir o produto no mercado.


O resultado são queijos produzidos com o Selo de Qualidade do Biopark, que atesta a excelência de todo o processo. "Essa premiação reafirma o comprometimento da nossa equipe e dos produtos participantes com a excelência - desde o desenvolvimento dos produtos dentro da nossa área de Pesquisa e Inovação até a produção nas propriedades. Estamos conseguindo atingir o objetivo de desenvolver queijos com alta qualidade, realizar a transferência da tecnologia e gerar a transformação para os produtores que passam a comercializar um queijo com maior valor agregado”, comenta a fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi.


Atualmente, o Projeto de Queijos Finos do Biopark conta com 13 produtores de cidades do Oeste do Paraná.  Com tecnologia e inovação, o Projeto que está no terceiro ano, agrega valor ao leite, proporciona oportunidades e impulsiona o desenvolvimento do setor na Região Oeste; que possui uma das maiores bacias leiteiras do Paraná.Em produção existem nove queijos e mais 36 tipos estão sendo desenvolvidos no laboratório por meio da equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Futuramente, esses produtos serão transferidos para novos parceiros. 


Iniciativas para difundir a produção de Queijos Finos no Oeste 


O Biopark tem apoiado e promovido eventos para difundir a produção de queijos finos e a importância de adequações à legislação. Um desses eventos foi o Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos, realizado no último dia 16 de setembro. O encontro reuniu produtores rurais e representantes governamentais e dos Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) do Oeste do Paraná.


Uma das abordagens do encontro foi da Queijaria Flor da Terra, que conquistou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Suasa/Susaf-PR). “Nosso objetivo é divulgar o andamento do Projeto e compartilhar a importância da adesão ao Susaf para que o produtor possa vender seus produtos em todo o Paraná. Nós temos muitos queijos em desenvolvimento que precisam de um dono e nós queremos compartilhar essa experiência que valoriza a cadeia leiteira com custo zero para os produtores que fazem parte”, ressalta Carmen Donaduzzi.


No evento, também foi apresentado o case de sucesso do SIM/POA de Toledo, com o secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Diego Bonaldo, e com a médica veterinária Liane Pietrobelli que falou sobre o trabalho realizado no serviço de inspeção.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá