Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Recenseadores do IBGE denunciam pagamento errado de diárias durante treinamento

12/08/22 às 14:24 - Escrito por Redação Tarobá News

Parte dos recenseadores contratados pelo IBGE para coletar dados da população na região de Londrina denuncia ter recebido um valor menor da diária durante os cinco dias de treinamento. Segundo os trabalhadores, a diária acordada era de R$40, mas o pagamento realizado foi de pouco mais de R$30.


Os profissionais querem uma explicação do órgão e solicitam também o pagamento do valor correto. Ao todo, são 521 recenseadores na região para a pesquisa que deverá visitar mais de 200 mil domicílios. 380 já passaram pelo treinamento e estão nas ruas trabalhando.


Procurada, a regional do IBGE confirmou a diferença no pagamento dos montantes e explicou que são casos pontuais. "A gente solicita que esse pessoal entre em contato com o supervisor para apurar o que pode ter ocorrido. Mas podem ser diversas situações. Ou o CPF está irregular ou o número da conta foi informado de forma errada", disse Fábio Fujimoto, técnico de pesquisa do IBGE.


Ainda de acordo com Fujimoto, outra situação que pode ter ocasionado o pagamento em menor valor é a ausência do trabalhador durate algum dos dias do treinamento. "No próprio edital estava condicionado a questão da presença de no mínimo 80% do treinamento, então pode ser que essa pessoa não tenha comparecido. Se compareceu, pedimos que entre em contato com a gente", afirmou.


Outro problema que os recenseadores estão enfrentando é a falta de disposição da população em responder a pesquisa. “Temos casos de alguns condomínios fechados que apresentam uma cerca rejeição. Mas a gente tenta conscientizar da importância das informações para a atualização das bases sociais e econômicas”, completou Fujimoto.


O Censo deveria ter sido realizado originalmente em 2020, mas foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá