Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu tem o primeiro aluno ucraniano

20/03/23 às 08:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Desde o mês passado, alunos do 1º ano da Escola Municipal Cândido Portinari vem realizando uma importante missão: fazer com que o amigo ucraniano Nazar Holod sinta-se a vontade nas salas de aula. A interação, a troca de experiências e o acolhimento entre os estudantes podem ser vistos em uma brincadeira no parque, durante uma visita à biblioteca, na hora da merenda ou entre os corredores da escola. 


Nazar, de seis anos, é o primeiro aluno ucraniano da escola e da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu, que desde 2017 possui um Programa de Acolhimento ao Aluno Migrante/ Refugiado. Hoje, são 402 estudantes de 19 países matriculados em 47 das 50 escolas da rede pública. 


“Ter o Nazar na nossa escola está sendo um grande aprendizado, tanto para os professores e equipes pedagógicas quanto para os coleguinhas, que receberam ele com muito amor e tem compartilhado experiências”, contou a diretora da escola Maria Selma Bispo. A unidade de ensino também tem dois estudantes espanhóis e já recebeu alunos de outros países, como Afeganistão, Haiti e Venezuela.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM SÃO PAULO

Polícia Civil prende homem suspeito de matar mãe e filha em Bandeirantes

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Últimos dias para inscrição em concursos da Prefeitura de Londrina

Imagem de destaque
NÃO ENVIA MENSAGEM

WhatsApp caiu? Usuários reclamam de instabilidade nesta quarta-feira

Imagem de destaque
RECORRERÁ À JUSTIÇA

Família de Dona Clarice entrará com ação para a internação da paciente


“Para nós, o amor é a melhor linguagem”, descreveu a coordenadora pedagógica Maira Beatriz Rial, que acompanha o aluno ucraniano em algumas atividades. “Ele já aprendeu muitas palavras em português e os coleguinhas também ajudam nesse processo. Notamos também uma preferência por alimentos com caldos, como feijão e lentilha. Ele não gostou muito da farofa, por exemplo”, contou a educadora. 


Nazar chegou ao Brasil no ano passado com a mãe Yuliya Felenchack e a irmã Andriana, que estuda na rede estadual. A família vivia em Lviv, no oeste da Ucrânia, uma das cidades bombardeadas pela Rússia. 


O pai de Nazar, Andrii Holod, chegou recentemente à Foz do Iguaçu, o que também contribuiu com o desenvolvimento da criança na escola. “A saudade do pai mexia muito com ele, e percebemos uma melhora significativa na adaptação depois da chegada do pai. Ele está mais receptível e animado”, contou a diretora Selma.


Programa de Acolhimento


Promover o acolhimento e proporcionar o bem estar dos alunos são deveres das escolas, que também utilizam outras ferramentas para a comunicação e o aprendizado dos estudantes. “Fazer com que a criança se sinta bem, independente do idioma e buscar alternativas para que ela sinta-se confortável naquele ambiente é a principal orientação do programa. Além disso, os professores podem utilizar o tablet para a tradução simultânea, algo que tem nos ajudado bastante”, explicou o Coordenador de Acolhimento ao Estudante Migrante, Fabiano de Augustinho.


A Secretaria da Educação também busca parcerias que auxiliam na tradução, como alunos voluntários da UNILA, a comunidade árabe ou os próprios familiares da criança que falam o português. “Temos professores que falam inglês, espanhol e outros idiomas, mas também conseguimos voluntários para auxiliar, promovendo o acolhimento da melhor forma possível”, ressaltou o coordenador. 


Números


Na Rede Municipal de Ensino, o maior número é de alunos paraguaios (203), venezuelanos (193) e argentinos (22), mas o sistema também acolhe crianças de Cuba, Bolívia, Equador, Haiti, Colômbia, Peru, México, Chile, Síria, Líbano, Bangladesh, Costa do Marfim, Guiana Francesa, Portugal, Angola e Espanha. 


A legislação brasileira determina que migrantes/refugiados têm direito ao acesso à educação da mesma forma que as crianças e os adolescentes brasileiros, conforme expresso pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Lei da Migração. Além disso, a Lei dos Refugiados garante que a falta de documentos não pode impedir o acesso à escola.


As famílias migrantes podem buscar diretamente a escola mais próxima para efetivar a matrícula ou procurar a Secretaria Municipal da Educação, no Complexo Bordin.


Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá