Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Refúgio Bela Vista renova título de Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica

26/11/22 às 09:35 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, segue como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A renovação por mais quatro anos foi aprovada por unanimidade na reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, na última quarta-feira (23). O RBV recebeu o título pela primeira vez em 2018.


Os Postos Avançados (PAs) são verdadeiras “Vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios do programa "O Homem e a Biosfera" da Unesco, ao qual o Brasil aderiu em 1974. O objetivo central do programa é promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.


Para que um local seja reconhecido como Posto Avançado da RBMA é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente e exemplar pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico). O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. 

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto após se envolver em confusão e ser baleado na rua Guilherme Piovesan

Imagem de destaque
NESTE DOMINGO

Homem é encontrado morto em barracão na Rua Belo Horizonte em Cambé

Imagem de destaque
CONFUSÃO

Mulher fica ferida ao ser golpeada com facão por irmãos no bairro Cascavel Velho

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

População prestigia aniversário de 6 anos da Feira do Teatro


O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) é referência em conservação de fauna e flora há 39 anos, recebendo milhares de visitantes anualmente. O título é um reconhecimento da relevância das ações socioambientais da Itaipu para o bioma Mata Atlântica e para a humanidade, além de confirmar a sinergia entre os esforços da Itaipu Binacional para o meio ambiente e os compromissos globais assumidos pelo Brasil, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, por exemplo.


Ao todo, são 69 Postos Avançados localizados em 14 estados brasileiros. A rede inclui várias reservas privadas, centros de pesquisa, aldeias indígenas, um mosteiro zen budista, centros de educação ambiental e polos de ecoturismo. Destacam-se sedes de importantes instituições de proteção à fauna, como o Projeto TAMAR (Tartarugas Marinhas), o Projeto Mico-Leão Dourado e o Projeto Baleia Jubarte, entre outros.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá