A empresária Reni Muffato agora é cidadã honorária de Cascavel. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (12) no plenário da Câmara e contou com a presença do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, dos vereadores e vereadoras, de familiares e amigos. A homenagem foi proposta pelo vereador Cidão da Telepar (PSB).
Reni é empresária do Grupo Muffatto e desde que o empreendimento era apenas um armazém de secos e molhados, imprime sua marca nos negócios da família. Atualmente o grupo possui 87 lojas distribuídas pelas regiões sul e sudeste do país e emprega diretamente mais de 19 mil pessoas.
Morando em Cascavel desde 1960, Reni conheceu aqui o marido, Tito Muffato, com quem teve três filhos, Ederson, Everton e Eduardo. Ela lembra que conheceu o marido, José Carlos Muffato, o “Tito”, no armazém da família dele, na década de 1970, quando ambos eram adolescentes e praticamente não existiam ruas asfaltadas na cidade. A paquera entre a filha de imigrantes alemães e o filho de imigrantes italianos logo transformou-se em namoro e casamento. “Começamos nossa vida juntos, do zero, com muita simplicidade e trabalho. Procuro manter essas características vivas, passando esse conceito aos nossos filhos e colaboradores”, conta.
De Cascavel, o Grupo Muffato fez o primeiro movimento de expansão para Foz do Iguaçu, fronteira com Paraguai e Argentina, um mercado que se abria com a construção da Usina de Itaipu. Na década de 1990, a rede inaugurava sua primeira loja em Londrina, marcando a chegada ao Norte do Paraná. A conquista veio seguida de uma tragédia: a morte de seu fundador, Tito Muffato, em um acidente aéreo. Naquele momento de dor, Reni Muffato teve a garra e a força dos grandes empreendedores, colocando a responsabilidade sobre o futuro dos filhos e dos colaboradores da empresa como prioridade.
“Foi um momento muito difícil para mim, ter que enfrentar o luto e ao mesmo tempo tomar conta dos negócios, ser o pilar de uma instituição. Mas eu tinha três filhos e mais de mil colaboradores para cuidar. Isso representava uma grande responsabilidade social”, relembra.
Como mãe, Reni Muffato também foi líder, agindo com sabedoria para dar aos filhos a autonomia que fez deles grandes empresários, oferecendo a confiança e o suporte necessários para que pudessem conduzir o legado do pai. “Sempre disse aos meus filhos que se for para crescermos, vamos crescer unidos. Se for para corrermos riscos, faremos isso juntos também. E essa decisão, tomada no passado, fez com que pudéssemos manter nossos negócios em Cascavel e seguir ocupando novos espaços, acreditando no nosso trabalho e tendo visão de crescimento”, avalia.
Às mulheres que estão começando suas carreiras como empreendedoras, Reni Muffato recomenda coragem, simplicidade e vontade de fazer acontecer. “Um dia, há 20 anos, eu olhei para os meus filhos e disse: estou indo para o exterior, buscar abertura de mercado. Eles reagiram com surpresa e perguntaram se eu estava certa dessa decisão. Eu respondi que era preciso tentar, mesmo que não desse certo, e fui. O primeiro ano foi difícil, o segundo ano também foi difícil, mas no terceiro acertamos. Até hoje vou pessoalmente cuidar de nossos negócios no exterior e visito vários países, buscando boas oportunidades”.
Assessoria de Imprensa/CMC