Cidade

Reunião entre prefeitura e entidades discute situação dos índios em Cambé

08 mar 2023 às 19:35

Uma reunião proposta pelo prefeito de Cambé, Conrado Scheller, contou com a presença de integrantes da Funai, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar entre outras entidades. O objetivo era discutir a situação dos indígenas que ficam acampados no município e acabam expondo crianças, que são colocados para pedir esmolas em meio ao trânsito. A intenção da prefeitura foi de pedir atuação das entidades no combate a situações de exploração infantil.


“Os povos indígenas são bem-vindos, mas eles precisam entender que aqui na nossa cidade terão que obedecer nossas regras. Esse foi o objetivo da reunião. Definir como será a atuação das entidades nessas situações”, disse o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.


São aproximadamente quatro mil indígenas que vivem em cidades da região. Em Cambé, muitos vão com o objetivo de vender artesanatos. Além da exploração do trabalho infantil, há também a denúncia de exploração sexual.


Outro caso que chama a atenção contou com a intervenção da Assistência Social. Uma criança indígena teria sido oferecida a um comerciante do município. O proprietário do comércio denunciou a situação e a criança foi para um abrigo.


“Essa criança está feliz e está recebendo cuidados. Esse caso foi abordado na nossa reunião para exemplificar quais são as funções de cada entidade e também da prefeitura”, encerrou o prefeito.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá