Cidade

Reunião na Prefeitura de Londrina discute o piso salarial dos agentes de saúde

21 jan 2024 às 14:09

Uma reunião na Prefeitura de Londrina discutiu o piso salarial dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. A discussão vem desde maio de 2022, quando uma emenda constitucional estabeleceu o valor em dois salários mínimos, cujo o valor hoje é de R$: 2.824,00.

 

São cerca de 500 agentes em Londrina recebendo este valor. O ponto de discussão seria que o salário base seria baixo e que o restante do pagamento seria feito como complemento por parte do município.  

 

Segundo Rafael Carvalho, advogado do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), o impacto é grande para os trabalhadores. “O impacto é grande, já que os agentes continuam recebendo as progressões de carreira, décimo terceiro, férias e outros adicionais em cima do piso salarial antigo, que não foi atualizado. No final a diferença no holerite é grande”, afirmou.

 

Após tentativas de resolver a questão de forma administrativa entre o Sindacs e o município desde julho do ano passado, as duas partes entraram em acordo. Após reunião, o prefeito, Marcelo Belinati, se comprometeu em enviar à Câmara de Vereadores, um projeto de lei que equipare os salários dos servidores.

 

A expectativa por parte do sindicato, é que o texto seja enviado para análise já em fevereiro e que a regulamentação seja feita já na folha de pagamento de março. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá