Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sanepar inicia obras de implantação de serviço de esgoto em Capitão Leônidas Marques

27/05/22 às 09:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Sanepar iniciou as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Capitão Leônidas Marques, na região Oeste do Estado. Os investimentos de R$ 37,8 milhões incluem uma moderna estação de tratamento de esgoto, 51 mil metros de rede coletora e interligação de 2.372 imóveis das Bacias 1 e 2 ao sistema de coleta e tratamento. Prevista para ficar pronta em agosto de 2023, a obra irá assegurar inicialmente atendimento a 52% da população.

Além do benefício socioambiental para a cidade, a obra vai movimentar a economia do município com a geração de cerca de 600 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A gerente geral da Sanepar na região, Rita Camana, destaca que a implantação do sistema traz muitas vantagens. “Há um ganho ambiental para a cidade, com o afastamento do esgoto e a eliminação das fossas, um impulso econômico, com a geração de empregos, e avanços com o desenvolvimento e expansão da cidade, pois o sistema de esgoto permite a verticalização imobiliária”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
MAIS SUSTENTÁVEL

Reformulada em Londrina, concessionária promete investir R$5,5 bilhões no Brasil

Imagem de destaque
ESPAÇO LOCADO

Samu inaugura nova sede no Centro de Arapongas nesta quinta-feira

Imagem de destaque
CERIMÔNIA JÁ TEM DATA

Apucarana abre inscrições para casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro

Imagem de destaque
GRATUITO

Inscrições para vagas remanescentes do Curso de Cinema terminam na sexta

No complexo de tratamento, serão instalados módulos com capacidade para tratar 36 litros de esgoto por segundo, desarenador, tanque de aeração, elevatórias, decantador, leito de secagem e unidade de gerenciamento de lodo. Todas as unidades da estação de tratamento serão automatizadas. E o transporte do esgoto até a área de tratamento será feito por 6,9 mil metros de interceptores.

A gerente explica que já estão sendo feitos projetos para a ampliação do sistema. “A cidade ruma para a universalização dos serviços e para atendimento das metas do Marco Regulatório do Saneamento, que prevê que 90% da população tenham serviço de esgotamento sanitário”, afirma.

Na implantação das tubulações, é necessário abrir valas nas ruas e pavimentos, o que gera transtornos temporários. A gerente pede a compreensão dos moradores, lembrando que os serviços de coleta e tratamento de esgoto trazem benefícios e comodidade para a população. A ligação dos imóveis ao sistema só poderá ser feita após o término das obras e liberação da Sanepar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá