Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sanepar volta a captar água do Lago Municipal de Cascavel; registro foi aberto hoje

02/08/21 às 09:56 - Escrito por Ellen Santos
siga o Tarobá News no Google News!

Para manter o abastecimento de Cascavel, a Sanepar voltou a captar água do Lago Municipal nesta segunda-feira (2). O registro, que estava fechado desde o início de dezembro, foi aberto em 30%.

Segundo a Sanepar a abertura do registro do Lago é a última opção, antes que o rodízio seja adotado na cidade. Os reservatórios de Cascavel estão com vazão reduzida em cerca de 40%. 

"Desde a entrada em operação da nova captação vínhamos conseguindo produzir e distribuir água dentro das expectativas. Porém, com a redução dos níveis dos nossos mananciais, o lago municipal volta a desempenhar seu papel de regulador do Rio Cascavel”, destaca a gerente Rita Camana. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CHUVA

Árvores caídas e milhares de pessoas sem energia em Cascavel após chuva

Imagem de destaque
FIEP

Melhorias da malha ferroviária entram em debate no Paraná

Imagem de destaque
REVITALIZAÇÃO

Obra da Avenida Carlos Gomes provoca confusão no trânsito em Cascavel

Imagem de destaque
DIFICULDADES

Vários problemas são aparentes na obra de revitalização da Avenida Carlos Gomes

As chuvas de 2020 e 2021 estão abaixo da média história. Nos 20 anos anteriores (2000-2019) a média de janeiro a julho é de 1,2 mil milímetros. No ano passado, foram registrados somente 720 mm no mesmo período e, neste ano, a precipitação acumulada chegou aos 843, sendo que 411 mm ocorreram no mês de janeiro.

A avaliação do sistema continuará sendo feita diariamente e, se a situação se agravar, não está descartada a possibilidade de retorno do rodízio.

Uso Racional – Agora, mais do que nunca, a Sanepar alerta que é necessário o uso racional da água com prioridade para a alimentação e a higiene pessoal. Segundo a Sanepar, limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá