Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Santa Tereza do Oeste recebe Dia de Campo de sistema de plantio direto de hortaliças

27/03/23 às 15:31 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-PR) realiza nesta quinta-feira (30) o 2º Dia de Campo de SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) no Polo de Pesquisa e Inovação de Santa Tereza do Oeste. Com abertura prevista para às 13h e encerramento às 17h, o evento é gratuito e voltado a técnicos, estudantes e produtores. Os interessados podem se inscrever até quarta (29) neste LINK.


Fruto de uma parceria entre o IDR-Paraná e a Itaipu Binacional, através do Programa AISA (Ação Integrada de Solo e Água), a ideia é apresentar os resultados de pesquisa coletados pelo Instituto e fomentar a prática de SPDH na Região Oeste do Paraná. O SPDH é um sistema que garante uma agricultura mais sustentável, com preservação do solo e maior produtividade.


O programa

Leia mais:

Imagem de destaque
DUPLO HOMICÍDIO

Após confusão, casal de seguranças é morto a tiros em Guarapuava

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Repórter policial vai a acidente e encontra sua filha morta em Faxinal

Imagem de destaque
CONFIRA A PREVISÃO

Tempo nublado com pancadas de chuvas isoladas devem permanecer em Londrina

Imagem de destaque
POLICIAL

Homem que agrediu mulher em Castro é preso pela Polícia Civil


O uso da tecnologia a favor da conservação do solo e da água. Esse é o grande desafio do Programa AISA. Uma parceria entre a Itaipu Binacional, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IDR-Paraná e Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).


Com 16 projetos de Pesquisa e Transferência de Tecnologias e um de Gestão da Informação, o programa abrange 228 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, na área de contribuição do reservatório de Itaipu, território de importância nacional na produção de energia hidrelétrica e na produção agropecuária.


os objetivos do AISA são apoiar a inovação científica; validar e transferir tecnologias sustentáveis sob a ótica agronômica, zootécnica, silvopastoril, ambiental, econômica e social para o agronegócio e para a agricultura familiar; consolidar uma ação interinstitucional e multidisciplinar voltada à segurança hídrica e à conservação dos recursos naturais solos e água; contribuir com a formação e com a qualificação de recursos humanos; além de subsidiar cientificamente a elaboração de políticas públicas.


Programação


A programação contará com orientações sobre Plantas de Cobertura de Verão (Josiane dos Santos e a Thaisa Capato / IDR-Paraná), Mudas de Hortaliças em SPDH (Ellen Hojo / da FAG - Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz); Fertilidade e Nutrição de Plantas em SPDH (Erivan Marreiros / do IDR-Paraná) e Manejo Mecânico de Plantas de cobertura, (Flávio Gurgaz / da Unioeste).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá