Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Santuário inicia a programação de Natal com Quermesse, iluminação e bênção

22/11/22 às 08:27 - Escrito por Assessoria de Imprensa

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, inicia no próximo fim de semana a programação de Natal, que inclui a tradicional Quermesse do Santuário, a inauguração da iluminação e decoração natalina e a bênção do presépio, que coincide com a abertura do tempo litúrgico do Advento. A programação religiosa e cultural tem ainda a participação da feira itinerante Londrina Criativa durante todo o fim de semana com expositores, pequenos empreendedores e produtos artesanais. 


“Nós queremos resgatar a vivência e a convivência da comunidade e das pessoas no Santuário, algo característico do início da igreja, a partir de 1940, e que também era frequente antes da pandemia. Nossa programação é pensada para quem é católico, mas, também, para todos que queiram participar da Quermesse e das outras atividades. Afinal, a Casa da Mãe Padroeira é a casa de todos os seus filhos”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. 


No sábado (26), a Quermesse tem início às 16h, com praça de alimentação e feira itinerante Londrina Criativa, no salão da paróquia. Após a missa, por volta das 19h30, haverá a inauguração oficial da iluminação e decoração natalina do Santuário, que recebe os últimos ajustes ao longo da semana. No domingo (27), a Quermesse também tem início às 16h. E, após a missa, haverá a tradicional bênção do presépio. 


Pintura e Coral


Já no dia 3 de dezembro é a vez de inaugurar a nova pintura do presbitério, na missa das 18h30. E no dia seguinte, após a missa das 16h, que termina por volta das 17h, haverá a cantata de Natal com as crianças do Instituto Alicerce e do Projeto Flores do Campo. Nos dois dias, haverá a Quermesse do Santuário, a partir das 16h, com a presença do Bazar da Madre, com itens gastronômicos e produtos artesanais. A programação artística continua no dia 10 de dezembro. Após a missa, haverá apresentação da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. 


Livro


No dia 14 de dezembro, o jornalista Fábio Luporini lança o livro que conta a história do Santuário, desde que foi inaugurada a capelinha, em 1940. São mais de 80 anos registrados em narrativas que contam personagens e fatos, acontecimentos e conquistas do Santuário. “Garimpamos as histórias com entrevistas de pioneiros ainda vivos, além de pesquisa em jornais e documentos da época. O livro ficou lindo porque é um retrato de uma comunidade, de um pedaço da história de Londrina”, ressalta o jornalista Fábio Luporini.


Novena


No dia seguinte ao lançamento do livro, em 15 de dezembro, o Santuário inicia a tradicional Novena de Natal, sempre às 18h30 aos sábados e domingos e às 19h30 durante a semana. “Como o Santuário tem uma dimensão Arquidiocesana, nós convidamos todas as pessoas a virem rezar conosco a novena de Natal”, convida o padre Rodolfo. Após as orações, também haverá venda de itens gastronômicos e itens religiosos no bazar, para que as pessoas possam permanecer por ali e conviver umas com as outras.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá