Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Educação de Foz anuncia retorno presencial das turmas de Maternal I

08/10/21 às 09:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois das turmas de Infantil 4 e 5 e do Maternal II retornarem aos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), agora é a vez das turmas de Maternal I voltarem para as salas de aula. Conforme anunciou a Secretaria da Educação de Foz do Iguaçu, o retorno destes alunos acontecerá no dia 19 de outubro, uma terça-feira. São 1.328 crianças, com idade entre 2 e 3 anos, matriculadas em 83 turmas.

O retorno está sendo possível devido ao cenário epidemiológico do município e a ampla cobertura vacinal da população, que chegou a 106,8% com a primeira dose ou a dose única e a 62,5% com a segunda dose.

Todos os retornos foram gradativos para que pudéssemos avaliar cada situação e fazer as adequações necessárias. Felizmente observamos que a volta do ensino presencial não trouxe impactos na pandemia. As escolas são ambientes seguros e as crianças estão muito contentes”, afirmou secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
TECNOLOGIAS

Procuradoria-Geral apresenta sistemas que agilizam gestão de processos judiciais

Imagem de destaque
LEVADO PARA UPA

Trabalhador cai de telhado durante instalação de concertina na Vila Casoni

Imagem de destaque
COM DOENÇA CRÔNICA

Saúde retira oxigênio portátil de paciente que fica impedida de sair de casa

Imagem de destaque
PÉSSIMAS CONDIÇÕES

Ônibus escolar atola na Estrada dos Periquitos e moradores pedem providências

A volta presencial das turmas de Maternal I - depois de um ano e sete meses - também acontece por conta da contratação de novos professores e secretários aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Tivemos um grande número de professores que se aposentaram e outros que estão em licença, por isso foi necessária a realização de um PSS para que pudéssemos contratar profissionais e retornar com essas turmas”, explicou a secretária. Foram convocados 250 professores e 32 secretários de escola. Eles iniciam as atividades laborais no dia 14 de outubro.

Recomendações

Por recomendação dos órgãos de saúde, como a OMS, o uso de máscara não é obrigatório para crianças nesta faixa etária. No entanto, todos os demais protocolos de segurança devem ser seguidos.

Para esta faixa etária a frequência escolar não é obrigatória, por isso as famílias poderão optar pelo retorno das atividades presenciais ou permanecer com o ensino remoto.

“Nossa expectativa é grande de termos um retorno com um número significativo de crianças, tendo em vista a diminuição de casos (de Covid) divulgada diariamente pela Vigilância Epidemiológica”, comentou a diretora de Educação Infantil, Luciana Moreira.

Segundo ela, ainda não há previsão do retorno das turmas de Berçário I e II para atendimento presencial. “O retorno deve continuar sendo gradativo e cada faixa etária exige um tempo de adaptação. Em virtude da pandemia, quanto menor a criança, maior é a dificuldade em relação aos cuidados de distanciamento e medidas de controle e prevenção”, explicou.

Retornos

A Secretaria da Educação está atendendo com 100% da capacidade das turmas desde o dia 27 de setembro. A medida foi aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e publicada no Decreto 29.541, de 10 de setembro, no Diário Oficial do Município.

Formação

Os novos professores e secretários aprovados no PSS passarão por um curso de formação com a equipe da Secretaria da Educação nos dias 14 e 15 de outubro. No dia 18 eles se apresentam nas unidades escolares e no dia 19 iniciam as atividades com as crianças.

Assessoria 




© Copyright 2023 Grupo Tarobá