Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Mulher abre inscrições para curso de artesanato solidário

29/07/21 às 21:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir desta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), está com inscrições abertas para a segunda turma da oficina de Artesanato Solidário: bico em crochê para tapetes. Foram disponibilizadas 15 vagas paras as mulheres com mais de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas por meio do whatsapp (43) 99945-0056, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

O objetivo é ensinar as participantes a fazerem o acabamento nos tapetes, que também é conhecido como bico, bainha, barrado ou barradinho em crochê. Para isso, as inscritas receberão barbantes de duas cores diferentes e uma agulha específica para esse artesanato. O material deverá ser retirado na sede da Secretaria da Mulher, após as instruções repassadas pela equipe técnica da Prefeitura de Londrina.

A aula será ministrada pela artesã voluntária Tânia Cordeiro, que gravará o conteúdo didático. A gravação será encaminhada para o whatsapp das alunas, que poderão assistir os ensinamentos quantas vezes for necessário. Além da aula gravada, a artesão ficará à disposição das alunas, em um dia e horário marcados, para elas tirarem as dúvidas que surgirem.

Leia mais:

Imagem de destaque
DE 10 A 14 ANOS

Arapongas abre vacinação contra a dengue nesta terça-feira

Imagem de destaque
HANNAN SILVA

"Mesmo morto, meu filho clama por justiça", diz mãe de jovem morto em 2019

Imagem de destaque
ENTREGA EM SETE MESES

Cambé inicia obra de revitalização da Avenida José Bonifácio

Imagem de destaque
RUA GUAPORÉ

Homem é preso e adolescente apreendida por pichação de estabelecimento no centro

Segundo Cordeiro, na primeira turma do projeto foi possível perceber a dedicação das alunas, pois o resultado foi a confecção de vários tapetes bem acabados. Além disso, foi possível perceber também o carinho e a dedicação das participantes, que se engajaram na causa do projeto, que é doar o produto das aulas para as mulheres vítimas de violência doméstica, que estão acolhidas na Casa Abrigo Canto de Dália.

A ideia é que as abrigadas se sintam amadas e vejam que há pessoas desejando a superação da situação de violência sofrida por elas. “Faço crochê desde os 10 anos de idade e isso faz muita diferença na minha vida. É algo passado de mãe para filha, que continua se perpetuando. Fico feliz com o resultado da primeira turma, porque os tapetes serão encaminhados para o abrigo, como presentes para outras mulheres, e as alunas se engajaram nessa parte. Saiu um produto muito bonito”, afirmou a professora artesã.

A psicóloga e Diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Lisneia Rampazzo, explicou que o material entregue gratuitamente pela SMPM garante a confecção de dois tapetes. Por isso, a intenção é que um deles seja para o aprendizado da técnica, e o segundo para doação. “O projeto, além de propiciar o aprendizado, ele tem uma ação solidária, porque é um produto confeccionado por uma mulher para ser doado a outra, que precisa. Ele tem um ganho duplo: além de aprender, faz bem ao coração”, disse Rampazzo.

A aluna da primeira turma, Ângela Carolina de Castro Simões, demonstrou isso na prática, ao contar que enquanto tecia do tapete já imaginava o lugar onde ele seria colocado na casa da mulher que o ganharia. “Eu imaginava o olhar da pessoa que receberia o tapete e o cantinho da casa onde ele seria colocado. Espero que o crochê, tecido com carinho, agrade a pessoa que o receber e aqueça o coração, porque os mimos são agrados para a alma”, acredita a aluna.

A oficina faz parte de um dos três eixos de trabalho da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que aborda ações em prol da prevenção e enfrentamento à violência; a capacitação para o trabalho e inclusão produtiva e a formação cidadã. “Nosso foco são as mulheres com 18 anos ou mais, que buscam a capacitação, o bem-estar e a geração de renda. Por isso, nos nossos cursos buscamos oferecer atividades que elas possam aprender uma técnica e, com o passar do tempo, consigam usá-la para a geração de renda”,  ressaltou a secretária da pasta, Liange Doy Fernandes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá