Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Defesa Social quer alterar lei municipal de crimes de pichação

02/03/23 às 20:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Defesa Social quer alterar uma lei municipal que pune crimes de pichação em Londrina. A proposta é para que os próprios agentes possam aplicar as multas. Entre 2019 e o começo de 2023, a Guarda Municipal (GM), atendeu 64 ocorrências envolvendo pichação. Para o secretário de defesa social, Pedro Ramos, o vandalismo tem se tornado frequente no município.


“É preocupante. Você anda pela cidade e observa várias fachadas de lojas ou praças públicas pichadas. O nosso receio é de que o número de pichações seja maior do que o registrado por números oficiais”, comentou.


Somente a prédios e praças públicas os ataques foram registrados 46 vezes pela GM, nos últimos quatro anos. A Concha Acústica, que recentemente recebeu uma nova pintura foi alvo dos pichadores mais uma vez. O muro da praça Rocha Pombo também voltou a ser atacado.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra atropelamento de criança na Avenida Papagaios em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Criança de três anos tem suspeita de fratura na perna após ser atropelada no bairro Floresta

Imagem de destaque
CONFIRA

CMTU divulga horários de ônibus exclusivos para Expolondrina 2024

Imagem de destaque
INVESTIGAÇÃO

Homem é encontrado morto em residência no bairro Parque Verde


Em imóveis particulares o número de pichações registradas foi menor. Das 18 ocorrências, houve prisões em flagrante em 12 situações.


Considerada crime pela lei federal, a pichação pode render uma pena de três meses a um ano de prisão. A lei municipal que a defesa social pretende alterar também prevê aplicação de multa de até cinco mil reais. O grande problema é que na maioria das vezes, os vândalos não permanecem presos.


“A legislação é muito branda. Ela permite transações penais e o pagamento de cestas básicas”, disse Pedro Ramos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá