Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Saúde intensifica cerco à dengue em regiões com índices mais altos de infestação

24/05/23 às 08:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nos dias 15 a 17 de maio, o 3º LIRAa (Levantamento de Índice rápido e amostral de Aedes aegypti). Os agentes de endemias vistoriaram 4.787 imóveis, que apontou índice geral de 2,6%, o que caracteriza médio risco de infestação no Município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1% (baixo risco).

 
Com este risco médio, a Secretaria de Saúde pede que a população reforce os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 
O índice Geral do Município em  2,6% (médio risco) desperta um alerta e se torna mais preocupante em alguns extratos que ficaram bem acima,  conforme segue:

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA O CASO

Leão arranca pescoço de leoa durante adaptação em zoológico na Bélgica

Imagem de destaque
NESTA SEXTA

Pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas são suspensos por falta de energia

Imagem de destaque
CONFIRA!

Quatro cidades da região divulgam ações de combate à dengue neste fim de semana

Imagem de destaque
CONFIRA A PREVISÃO

Altas temperaturas devem permanecer pelo menos até o começo da próxima semana

 
- Estrato 11-Nova York, Pacaembu, Cascavel Velho, Jadim Itália I e II, Veneza, Presidente, Aquarela, Lago Municipal ,Veredas, índice 4,4%.


- Estrato 08- Pioneiros Catarinense, Acácia, Neva ,Vila Tolentino, Parque São Paulo, Parque Tarquiníneo, Maria Luíza, Itamarati, Vila Dione, índice 4,2%.


Para alertar a população dessas regiões, a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental elencou dois bairros prioritários para intensificação de vistas domiciliares nesta quarta-feira (25). No bairro presidente, 50 agentes vão fazer as vistorias em 1.389 casas, e no Itamaraty, 51 agentes farão o trabalho de vistorias em 1192 residências. 

 
Serão realizadas visitas domiciliares para orientação, eliminação de criadouros e notificação de imóveis irregulares. A Secretaria de Saúde solicita a colaboração de toda a população para que recebam os agentes de Endemias, acompanham as visitas e sigam as orientações repassadas pelos profissionais 

 “O combate à Dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá