A Secretaria do Trabalho de Londrina realizou, na manhã desta sexta (29), o mutirão anual de emprego para pessoas com deficiências (PCDs). O mutirão apresentou novidades como o Banco de Valores cujo objetivo é promover a inclusão durante todo o ano.
Com mais de 300 vagas exclusivas para PCDs, o “Dia D” do emprego para pessoas com deficiência é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho, com apoio de entidades e de empresas, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro e tem o objetivo de facilitar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.
Segundo Gustavo Santos, secretário do Trabalho, “é neste momento que se faz a inclusão de verdade, onde você dá a oportunidade para o trabalhador para que ele leve o seu sustento para casa, mesmo com uma deficiência que não o incapacita de ser produtivo”.
Leia mais:

Homem morre ao sofrer queda de moto em Foz do Iguaçu

Feira do Teatro terá edições extras de Natal no Centro de Cascavel

Após perseguição de 17 km, PRF apreende quase R$ 100 mil na região oeste do Paraná

BPFRON atua contra o contrabando: Apreensão de veículo e pneus em Guaíra
Com a audição reduzida, Sérgio Augusto, carpinteiro, está desempregado há cerca de seis meses e encontrou a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho: “voltar à ativa, né? Porque eu gosto de trabalhar, não gosto de ficar parado”
O Grupo Muffato também participou do mutirão do emprego, com a oferta de mais de 150 vagas para diversas funções. O Grupo tem mais de 500 PCDs contratados e é uma das empresas que mais oferece oportunidades.
Carina Braga Fabris, encarregada de RH do Grupo Muffato, conta que “todas as lojas já têm os seus PCDs. A gente sempre está buscando evoluir com eles”.
O “Dia D” do emprego para PCDs, ocorre sempre na última sexta-feira de setembro. Mas a procura também pode ser realizada em qualquer outra data, com agendamento prévio. Por lei, as empresas dispõem de um número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência e geralmente faltam profissionais.
Uma novidade nesse ano é o Banco de Valores, onde pessoas com deficiência poderão cadastrar seus currículos e perfis no portal da prefeitura, que ficarão à disposição das empresas.