Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Segundo LIRAa de 2023, deve vistoriar mais de 4.700 imóveis em Cascavel

10/03/23 às 17:01 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A  Secretaria de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, através do Setor de Controle de Endemias, realizará a partir de segunda-feira (13) até quarta-feira (15), o 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e amostral) deste ano em Cascavel. Os agentes de Endemias vão vistoriar 4.736 imóveis neste período para o levantamento do índice de infestação do mosquito da dengue no Município.


No 1º ciclo realizado em janeiro de 2023, o Município registrou 2,0%, o que é considerado médio risco para infestação geral. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.


Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
RECOMENDAÇÃO À CMTU

MP e cooperados se reúnem na tentativa de melhorar gestão de coleta seletiva

Imagem de destaque
COVARDIA

Casal flagrado martelando cadela se apresenta à polícia acompanhado de advogado

Imagem de destaque
EM ANDAMENTO

Duas pessoas morrem em acidente gravíssimo na entrada de Rolândia

Imagem de destaque
LEVADO PARA O HU

Ciclista fica em estado grave após colisão com caminhão na BR-369 em Rolândia


Durante a realização do LIRAa é realizado técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Dessa forma, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.


A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre dos cuidados.


Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no Município. A partir dos dados, serão programadas ações de tratamento e intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.


No ano epidemiológico 2021/2022 (01 agosto de 2021 a 30/07/2022) o Município entrou em epidemia, foram 13.010 casos positivos para dengue e 15 óbitos registrados no Informe Epidemiológico.


“O combate à Dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor publico.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá