Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sema plantou 3.433 árvores em Londrina no primeiro semestre de 2021

02/08/21 às 19:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Entre janeiro e junho de 2021, a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), plantou 3.433 árvores no município. Esse trabalho é conduzido pela Diretoria de Áreas Verdes da Sema, responsável pelo planejamento e execução de ações relativas à arborização de Londrina.

Além de realizar o plantio com equipes próprias, o órgão distribui mudas para todas as pessoas que desejam plantar árvores em áreas públicas com déficit de arborização. Os interessados devem comparecer ao Viveiro Municipal (Avenida Europa, s/n, Jardim Vale Azul), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, munidos de um documento pessoal e do endereço do local onde será realizado o plantio. Cada cidadão tem direito a retirar uma muda de árvore, gratuitamente. Também é possível solicitar que a Diretoria de Áreas Verdes execute diretamente o plantio, pelo e-mail [email protected].

Entre as demais responsabilidades da Diretoria, estão a realização de podas; a concessão de autorização e/ou execução do corte de árvores condenadas; e a fiscalização, emissão de notificações ou autuações referentes a ações de contrapartida ambiental, podas drásticas e remoções sem autorização. Assim como no caso do plantio, todas essas atividades são orientadas pela lei municipal no 11.996/2013 e pelo decreto municipal no 305/2015, que regulamentam o Plano Diretor de Arborização do Município de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto com facada no peito no bairro Sanga Funda

Imagem de destaque
IDEIA É AMPLIAR

Mutirão de limpeza contra a dengue passa pelo Jardim Novo Amparo em Londrina

Imagem de destaque
ATENÇÃO MORADORES

Mutirão da dengue em Apucarana avança para o Interlagos na segunda-feira

Imagem de destaque
PIONEIRA

Labradora Ronda se aposenta do Corpo de Bombeiros de Londrina e é homenageada

De acordo com o diretor de Áreas Verdes, Gerson Galdino, todo corte de árvores – seja realizado pelo próprio órgão ou autorizado para munícipes – é precedido de avaliação técnica. Quem deseja solicitar a remoção ou pedir autorização para fazê-la, deve entrar em contato com a Diretoria de Áreas Verdes. “Para que o morador realize o corte pessoal de uma árvore, ele deve primeiro fazer o requerimento, acompanhado de uma justificativa. Em seguida, a Diretoria fará a análise técnica para a emissão do Termo de Compromisso Ambiental. Esses casos são sempre avaliados pelas equipes responsáveis. Do contrário, o procedimento irregular poderá resultar em multa”, explicou.

Ainda segundo Galdino, parte dos resíduos das podas e cortes é aproveitada de forma ecologicamente correta. “As empresas terceirizadas que realizam remoções e podas trituram a madeira e as folhas, sendo que uma parte desse material é reutilizada. Enquanto a madeira é utilizada como biomassa, para a geração de energia, as folhas se tornam adubo”, destacou.

Outra importante atribuição da Diretoria de Áreas Verdes – realizada por meio da Gerência Operacional – é a fiscalização do cumprimento de atividades de compensação ambiental por parte de empresas. A gerente operacional da Sema, Alaíde Mateus de Souza, explicou que essas ações ocorrem quando há obrigação de plantio, decorrente de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs); ou necessidade de doação compensatória, devido à remoção de árvores em área particular.

Em ambos os casos, é firmado, previamente, um Termo de Compromisso Ambiental. “No que se refere à obrigação de plantio, o comitê do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) define a extensão da ação, com base na geração de carbono do empreendimento. Já a doação de mudas, feita de forma compensatória, é destinada ao Viveiro Municipal”, salientou Souza.

A Diretoria de Áreas Verdes também recolhe árvores e galhos derrubados durante vendavais. Em dias úteis, das 12h às 18h, a população pode ligar diretamente para a Sema, pelo telefone (43) 3372-4762, para informar a queda e solicitar o recolhimento dos materiais. Caso essas situações ocorram fora desse horário, a população deve fazer o contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, para que as vias ou calçadas sejam desobstruídas. No próximo dia útil, as equipes da Sema passam pelo local para retirar os materiais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá