Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Serviço de obesidade e cirurgia bariátrica do HUOP inicia novo grupo de pacientes

28/03/23 às 08:08 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Cerca de 50 novos pacientes começaram a fazer parte do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (Socb) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) nesta segunda-feira (27). Os profissionais e acadêmicos de medicina, nutrição, fisioterapia, farmácia e psicologia recepcionaram os pacientes que vieram da 9ª, 10ª e 20ª Regional de Saúde no auditório do HUOP, localizado no 3º andar do CEAPAC. 


O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, explica que nesse primeiro momento o acolhimento desses novos pacientes é o primeiro passo a ser realizado em vista do aumento de pessoas vivendo com a obesidade.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Central de Flagrantes da Polícia Civil terá atendimento exclusivo à mulher

Imagem de destaque
TEMPORAL

Temporal atinge Cascavel e deixa estragos pela cidade

Imagem de destaque
COM PÚBLICO GRANDE

Missa dos Santos Óleos retorna ao Moringão após quatro anos na Catedral

Imagem de destaque
BOLETIM ATUALIZADO

Londrina chega a 13 mortes por dengue com o registro de quatro novos óbitos

“No dia quatro de março tivemos a campanha de prevenção da obesidade a nível nacional e mundial. Está crescendo o número de crianças, adolescentes e adultos com problemas em relação a obesidade. Cada profissional que faz parte do Socb tem como objetivo trazer o melhor atendimento e acolhimento a esses pacientes. É importante ressaltar que nos próximos meses cada participante deve seguir as orientações do programa, que ao longo dos anos desde que foi implantado traz resultados impressionantes não apenas o paciente, mas também para a família, mostrando mudanças na alimentação e consequentemente trazendo mais qualidade de vida para cada um deles”, explicou Araújo.


Ao longo do programa, o participante deve eliminar 10% do peso inicial. Existem pessoas que podem eliminar de 5% a 20%, ou até mesmo 30% do peso corporal.

 

Em busca de um recomeço


Gabriel Wesley da Rosa, tem 24 anos, mora em Toledo e é um dos novos pacientes. Sofrendo com a obesidade desde a infância, o rapaz relata que crescer com sobrepeso é algo que aconteceu depois de passar por um problema familiar.

 

“Eu tenho ansiedade desde criança. Sempre fui muito apegado à minha avó, ela acabou perdendo as duas pernas e isso me gerou um trauma muito grande, comecei a descontar na comida e fui engordando até não me reconhecer mais. Hoje estou pesando cerca de 200kg. Quando cheguei nesse ponto fui buscar ajudar médica no postinho da minha cidade e realizei todos os exames que não mostraram alterações, está tudo dentro da normalidade”, explicou o paciente.


O jovem relata que esse é um sonho a ser alcançado, mas que é preciso dar o primeiro passo para ser atingido.

 

“Há um ano eu espero para fazer parte do projeto e estou ciente que existe um longo caminho até o procedimento cirúrgico ser realizado. Meu objetivo é eliminar cerca de 30% do meu peso atual e isso vai ser um processo que vai depender 100% de mim. Não é por questão estética, mas sim por saúde física e mental. Por mais qualidade de vida”, finaliza Gabriel. 


Os novos pacientes foram divididos em dois grupos e devem passar pelo total de 10 reuniões ao longo do ano. Todo paciente recebeu orientações dos profissionais das equipes multidisciplinares do projeto. Um diário também foi entregue para cada paciente onde sua rotina vai ser registrada e o acompanhamento na unidade básica de saúde da região de origem deve ser continuado para obter resultados satisfatórios ao longo do projeto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá