Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidor perde cargo estadual por trabalhar no setor privado durante licença-saúde

13/01/23 às 16:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um servidor estadual de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do estado, foi condenado pela Justiça por ato de improbidade administrativa por trabalhar na iniciativa privada enquanto estava de licença-saúde. O réu se ausentava das funções na rede pública de ensino para atuar em escola particular como professor de educação física e árbitro de futebol.


O homem foi condenado à perda da função pública, ao ressarcimento dos prejuízos causados ao erário e ao pagamento de multa e ainda teve os direitos políticos suspensos por cinco anos.


Na apuração do caso, o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) verificou que o servidor, lotado na rede estadual de ensino, havia solicitado por diversas vezes, entre 2009 e 2013, licenças para tratamento de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Delegado Fabiano Moza fala sobre homicídio registrado no bairro Morumbi

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro que pode ter sido utilizado em homicídio é apreendido pela DH

Imagem de destaque
APUCARANA

Mulher de 20 anos fica ferida após capotamento no Contorno Sul na BR-376

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem que foi morto a tiros é identificado como Marcelo Lopes dos Santos, de 30 anos


Porém, durante a fruição das licenças médicas concedidas pelo Estado, ele trabalhava em uma escola particular como professor de educação física e também atuava como árbitro em jogos de futebol de salão, mantendo a remuneração pela função pública. 


Como sustentou o MPPR na ação, “resta caracterizada a fraude perpetrada pelo requerido perante o Estado do Paraná, pois, sendo remunerado como se no exercício estivesse, praticava atividades alheias ao âmbito estadual, se enriquecendo ilicitamente às custas dos cofres públicos”.


Em números atualizados, o servidor teria recebido indevidamente dos cofres públicos R$ 77.744,25. Ele deve pagar R$ 22.437,40 em favor do erário, a título de ressarcimento e multa. O Ministério Público foi noticiado nesta semana da sentença, proferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Cabe recurso da decisão.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá