Cidade

Servidores da UEL deliberam por estado de greve contra PL dos HUs

08 dez 2022 às 17:17

Servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deliberaram, em assembleia convocada pelo sindicato da categoria nesta quinta-feira (8), por entrar em estado de greve. A decisão é por conta do projeto de lei (PL) do governo estadual que altera a gestão dos Hospitais Universitários em todo o estado.


Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel), os trabalhadores permanecerão acompanhando os trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) de perto e, dependendo das decisções dos parlamentares, uma greve será declarada.


“O ideal é que o projeto fosse retirado de pauta, mas fomos a Curitiba para conversar com os deputados e soubemos que emendas foram apresentadas. Antes seriam fundações externas às universidades que fariam a gestão dos funcionários, agora será permitido que as fundações que já existem aqui, que poderão fazer a gerencia. O segundo ponto é a respeito da formação de um conselho, que antes não permitia a participação das universidades e agora permite", disse o presidente da Assuel, Marcelo Seabra.


Na próxima semana, a categoria pretende ir à Alep para acompanhar a votação do PL.


O projeto


Protocolado pelo governador Ratinho Júnior no dia 30 de novembro, o PL que tramita em regime de urgência cria a Gestão dos Hospitais Universitários Estaduais e autoriza as universidades e a Secretaria de Estado da Saúde a firmarem convênio com fundações na gestão das unidades de saúde. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá