Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores e professores da UEL protestam por recomposição salarial nesta quarta-feira

14/03/23 às 14:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Diante de negativas do governo do Estado em não abrir negociações para debater a data-base dos servidores públicos, as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) decidiram paralisar os serviços, nesta quarta-feira (15).


Em Londrina o protesto está sendo organizado pelo Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel) e Sindicato dos Professores da UEL (Sindiprol - Aduel). As duas instituições fazem parte do Fórum de Entidades Sindicais (FES). Além da UEL, a Unioeste, UEM, Unicentro e Unespar também devem paralisar as atividades. 


“Estamos sem reposição salarial há sete anos. Desde 2016 sem zerar a inflação do ano anterior.  Atualmente técnicos perdem, todos os meses, 42% dos salários. Para se ter uma noção, é como trabalhar por 40h e receber por apenas 23h. Ou se fossem pagos por apenas sete meses durante o ano”, explicou o presidente da Assuel, Marcelo Seabra.

Leia mais:

Imagem de destaque
"GERAÇÃO DO ESQUECIMENTO?"

Livro de Vinícius Gomes mostra os desafios de compreender adolescentes de hoje

Imagem de destaque
ESTOQUES BAIXOS

Municípios da região registram falta de doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Homem é condenado por maus-tratos após dançar sobre cavalo em Campo Mourão

Imagem de destaque
PRÓXIMA SEGUNDA

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães


Segundo Seabra,  a Assuel juntamente com os demais sindicatos que compõem FES entregaram ao governo, em fevereiro, um documento com as demandas do funcionalismo público. “ Eles ficam “enrolando” a gente e não demonstram nenhuma vontade em sentar para negociar a nossa data-base, por isso  decidimos parar amanhã como sinal de alerta para uma possível greve no futuro,  caso não haja acordo”, declarou.


Além da reposição salaria de 42%, o documento entregue ao governo também contém outros pontos, como a alteração do desconto da Paranáprevidência para aposentados, melhoria do atendimento do Sistema de Assistência a Saúde (SAS), criação de concursos públicos e revogalão da Lei Geral das Universidade (LGU).


PROGRAMAÇÃO DO PROTESTO


7h e 13h – Panfletagem no campus da UEL 

– Cancela de acesso pela avenida Castelo Branco 

– Cancela de acesso pela reitoria/COU 


 7h e 13h – Panfletagem no CCS/HU 

– Hemocentro 

– Estacionamento 


 9h30 – Ato em defesa da data-base 

– Anfiteatro do Cesa 14h30 

– Anfiteatro do Cesa 19h30 


– Live “Reposição salarial e defesa das universidades públicas do Paraná” com dirigentes de sindicatos de docentes e técnicos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá