Cidade

Setor produtivo prevê problemas nas rodovias para escoar próxima safra

31 mai 2023 às 13:21

A combinação dos avanços de tecnologia, genética e profissionalismo no campo faz o agro superar recordes em cada safra. A produtividade cresceu, mas não há por onde escoar. Os grãos que poderiam fazer a engrenagem da economia girar estão travados no caminho.


Segundo estimativas da federação da agricultura, no Paraná, mais de 1 bilhão de reais estão estocados em bolsões. Dinheiro que poderia estar circulando no estado. A falta de logistíca eficiente se tornou um prejuízo gitantesco.


R$ 448 milhões é o tamanho do prejuízo que a falta de infraestrutura logística causou ao setor produivo na última safra. O estudo contratado pela FAEP aponta que os incidentes na pista que comprometeram o acesso ao porto de paranaguá causaram impactos diretos. O aumento do custo do frete foi o efeito imediato.


O cenário para o escoamento da produção da próxima safra não é nada otimista. A nova concessão de pedágio não prioriza o trecho mais importante, o caminho ao porto.


O oeste, região destaque no ranking da produção agropecuária do estado, está literalmente sem saída. Sem ferrovia eficiente, sem rodovia duplicada e com congesionamento na pista. A conta é cara.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá