Cidade

Sindicato esclarece sobre o pagamento do reajuste dos trabalhadores dos shoppings

21 fev 2023 às 15:38

Depois do acordo de reajuste salarial entre patrões e empregados de shoppings, no início do mês, funcionários indagaram sobre a data em que aumento de 11,92% seria aplicado aos salários. Por isso, a TV Tarobá falou nesta terça-feira (21) com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, para esclarecimentos sobre o assunto.


Segundo Gava, a convenção está sacramentada e bem encaminhada, restanto somente ajustes na formalização da minuta. "São pequenos detalhes porque os índices econômicos já estão estabelecidos. As empresas que queiram fazer a antecipação dos 11,92%, já podem fazer", afirmou.


A recomposição salarial é referente à data base que venceu em julho. Assim, ficou definido o novo piso salarial de R$ 1.828,00, além vale-alimentação, a partir de março, no valor de R$ 198,00.


O presidente do Sincoval informou que as empresas que ainda não fizeram o pagamento dos salários já com o reajuste, devem começar a pagar no mês que vem. O caso de algumas é um pouco mais burocrático.


"Para aquelas empresas grandes que possuem matriz no eixo São Paulo a Rio de Janeiro, necessita-se que a nossa convenção coletiva esteja no Ministério do Trabalho, para só então ela poder aplicar o que foi acordado entre as partes. Já para o próximo mês, o trabalhador vai receber sim, inclusive retroativo a julho. Então a perda não vai ocorrer”, disse.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá