Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sistema de Biodigestão do município de Foz do Iguaçu será lançado nesta terça-feira (29)

28/11/22 às 16:09 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Como parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos, a Prefeitura de Foz do Iguaçu lança nesta terça-feira (29) o Sistema de Biodigestão com a implantação do primeiro equipamento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Nídia Benitez, na Vila Solidária. A solenidade, com a presença do prefeito Chico Brasileiro e demais autoridades, acontecerá às 8h. 


Ao todo, 100 biodigestores serão instalados em prédios públicos, unidades escolares, associações comunitárias e unidades de valorização de recicláveis (UVR) até junho de 2023, com o propósito de tornar o município cada vez mais sustentável social, ambiental e economicamente.  O valor unitário é de R$ 24 mil, com instalação, monitoramento, manutenção e formação pedagógica por meio de plataforma EAD.


“Promover a implantação do sistema de biodigestão em prédios públicos, escolas e Cmeis é unir o avanço tecnológico e o gerenciamento de resíduos orgânicos a temas como educação, saúde, economia, desenvolvimento social e meio ambiente, além de atender a 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU”, explica o prefeito Chico Brasileiro. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MAIS DOIS MESES

Obra de recape da Avenida Dez de Dezembro recebe novo termo aditivo de prazo

Imagem de destaque
DENGUE

Morre criança de Ortigueira que contraiu dengue e pneumonia

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Palestra orienta idosos sobre como agir em casos de golpes

Imagem de destaque
SOLIDARIEDADE

Reinaldo utiliza próprio veículo para levar doações a quem mais precisa


O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. As vantagens da biodigestão são inúmeras, desde o reaproveitamento do resíduo orgânico à produção de fertilizantes e biogás. “Foz do Iguaçu faz a gestão correta dos materiais recicláveis secos por meio do programa de coleta seletiva, agora inauguramos a reciclagem de orgânicos, para reduzir cada vez mais o envio de resíduos ao aterro sanitário”, explica a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira. 


Em Foz do Iguaçu, 41,1% de todo o resíduo que chega ao aterro é orgânico, segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico. “Tendo em vista que os resíduos orgânicos são em média, constituídos por 70% de água e podem ser 100% transformados em energia ou adubo, buscar formas de aproveitamento descentralizado e independente, preferencialmente no próprio território onde é gerado, caracteriza uma das possibilidades mais seguras, educativas e econômicas para gestão deste tipo de resíduo urbano”, salienta a secretária.


Além disso, o sistema de biodigestão contribui para a redução da insalubridade dos ambientes internos e externos, consistindo em uma solução econômica ao município, pois reduz as operações de coleta, transporte e destinação dos resíduos desta natureza.


Funcionamento


Os equipamentos comportam até 10 kg de resíduos orgânicos por dia e, por meio da biodigestão, transformam em gás de cozinha e em biofertilizante liquido. A instalação de um biodigestor ao longo de 15 anos é capaz de gerar aproximadamente 38 mil horas de biogás e 54 mil litros de biofertilizante. Também evita que 54,75 toneladas de resíduos orgânicos sejam destinadas ao aterro, reduzindo a contaminação do solo e a emissão de 120 toneladas de gases de efeito estufa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá