Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Smart agro: Cascavel terá um centro de informações do agronegócio para todo o Brasil

15/09/22 às 09:11 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), Coopavel, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Brasil Soberano, apresentaram na tarde desta quarta-feira (14), a criação de um Centro de Informações do Agronegócio para todo o Brasil. A apresentação do Smart Agro aconteceu no Espaço Impulso, no Centro Tecnológico Coopavel (Show Rural).

 

O projeto envolve a Fundetec, PT) e Brasil Soberano, holding com 40 anos de tradição que incorpora grupos empresariais e especialistas em soluções de missão científica, segurança física e cibernética.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO CENTRO

Aluno armado com faca fere colegas durante briga em escola de Londrina

Imagem de destaque
ACOMPANHE AQUI

Júri de acusados de participação em morte de policial penal segue em Londrina

Imagem de destaque
EM FOZ DO IGUAÇU

Bolsonarista que matou petista em aniversário é demitido por Lewandowski

Imagem de destaque
APROVADO PELA CCJ

Após mudança tributária, duplo reajuste deixará medicamento mais caro no Paraná

 

“Neste sistema estarão reunidos todos os dados do agronegócio brasileiro,  fazendo com isso a mineração, ou seja, a geração de dados para todas a empresas do agronegócio brasileiro. É um projeto altamente inovador. A Brasil Soberano, que é uma das parceiras deste projeto, já tem um centro de informações em Brasília rodando com todos os sistemas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Eles têm um grande ‘know how’  para viabilização e execução deste projeto", explicou Rafael Amaral, diretor da Fundetec.

 

Em pouco tempo, a ideia da Fundação é ter uma Central de Operações dentro da Fundetec, fazendo a extração destes dados, gerando informações do agronegócio para todas as empresas que necessitarem de subsídios deste setor.

 

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, diz que se trata de uma parceria estratégica que utilizará dados para impulsionar o agronegócio. “Os dados quando não são tratados, cruzados com outras informações dos mais diversos setores, são apenas informações, mas quando você faz o cruzamento desses dados, o tratamento deles e estratifica, essas informações passam a ser preciosas para que você possa tomar decisões e ter planejamentos estratégicos para decisões futuras”, destaca.

  

Cascavel vai contar, à medida que as etapas do protocolo forem colocadas em prática, com o primeiro e único Centro de Operações e Inteligência do Agro do Brasil.

 

Ele convergirá as plataformas BigData do agro e um DataCenter dedicado com uso de inteligência artificial, criando uma rede nacional inédita de dados de um segmento responsável por gerar 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

 

Diretor-presidente do Brasil Soberano, Alessandro Andrei Deuschle da Silva, diz que com os dados cruzados em um mesmo ambiente, cria-se uma nuvem de informações que levam a projeção e antecipação de cenários, além de previsibilidade.

 

“Informação é um elemento de poder e esse poder se reflete em melhor produtividade e melhor rentabilidade para o negócio, e para o agronegócio não poderia ser diferente”, diz.

 

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, destacou a visão estratégica do prefeito Leonaldo Paranhos que faz Cascavel se tornar referência nacional em produtividade. Ele destacou que o Show Rural também é referência em termos tecnológicos.  

 

“Toda a inovação que existe hoje no agronegócio brasileiro e da América do sul, muitas dessas, talvez a maioria, passaram pelo Show Rural e Cascavel é o município que capitaliza os melhores empreendedores. É por isso que Cascavel sempre tem pensado e agido na frente”, afirma.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá