Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tempo de isolamento para casos confirmados de Covid é de dez dias

13/01/22 às 14:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Diante do aumento de casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que o prazo de isolamento para pessoas diagnosticadas com a doença é de dez dias, a contar a partir do início dos sintomas, podendo sair do isolamento após este prazo somente se estiver sem febre, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos há pelo menos 24 horas.

Para casos de assintomáticos, o tempo de isolamento passou a ser de sete dias, e não mais de dez, como era preconizado. O município segue as determinações da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), que determina também  o isolamento de 20 dias para casos moderados a graves que necessitam de hospitalização.

A pessoa que descumprir a determinação do isolamento estará sujeita a responsabilização, de acordo com o Decreto Municipal nº 27.981, de 20 de março de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
LOTES 1 E 2

Cobranças de pedágios no Paraná retornam neste final de semana; confira tarifas

Imagem de destaque
FACAS E DROGAS APREENDIA

Após reclamação de população polícia realiza abordagens na praça Rocha Pombo

Imagem de destaque
VEJA IMAGENS DO ATAQUE

Atentado na Rússia deixa 40 mortos, 145 feridos e Estado Islâmico assume autoria

Imagem de destaque
DEVOLUÇÃO

Entidades devem restituir R$ 372 mil a Londrina por irregularidades em convênios

Contactantes

O protocolo estadual determina ainda o isolamento de cinco dias para contatos próximos de casos confirmados de Covid e a realização de teste rápido ao 5º dia. Com o resultado negativo, o contactante poderá sair da quarentena, mantendo cuidados adicionais até o 10º dia.

Contatos próximos são aquelas pessoas que estiveram a menos de um metro de distancia, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso suspeito ou confirmado sem ambos utilizarem a máscara ou utilizando de forma incorreta.

Plantão Coronavírus

Ao iniciar os sintomas, o morador deve entrar em contato com o Plantão Coronavírus e agendar a coleta do exame. Os telefones são: 0800-6455655 (ligação gratuita) ou 3521-1800 (ligação e chat). Pessoas assintomáticas podem acessar o site da Prefeitura e agendar o teste rápido em uma das cinco unidades de saúde de referência.

Prevenção

Foz do Iguaçu registrou ontem (12) 409 novos casos da doença, sendo 239 mulheres e 170 homens com idade entre 8 meses e 85 anos – todos estão em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, em março de 2020 já são 47.725 casos de Covid e 1.166 mortes. Manter a máscara bem ajustada ao rosto, o distanciamento social e fazer a higienização frequente das mãos continuam sendo as principais formas de prevenção da doença.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá