Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Território Cidadão: População no centro das decisões de governo

26/01/23 às 09:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Território Cidadão (TC) se consolidou como uma das principais ferramentas de decisões da comunidade que são transformadas em obras e ações de governo em Cascavel. Implantado no início de 2017 pelo prefeito Leonaldo Paranhos, o programa aproxima a gestão pública da comunidade que apresenta suas demandas e discute soluções.

 

Na manhã desta quarta-feira (25),  o gestor do Território Cidadão, Walter Parcianello, apresentou os números das ações desenvolvidas no ano passado e as ações propostas para 2023. A apresentação foi feita durante a Escola de Governo no auditório da Prefeitura e reuniu, também, lideres comunitários.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

 

O prefeito Paranhos destaca que para o poder público ter eficiência precisa estar organizado e o TC cumpre essa função. “Ele organiza a sociedade, ele cria o Conselho Territorial, discute as prioridades, não às prioridades da prefeitura, mas do cidadão. Aquilo que está incomodando, aquilo que é prioridade do cidadão, e isso dá resultado. Facilita o nosso trabalho por ser a foto mais próxima da realidade daquilo que o cidadão está pensando e, por consequência disso, a entrega do serviço, sejam grandes obras, pequenas obras ou ações que podem ser feitas para melhorar a vida de quem mora nesse território”, diz Paranhos.

 

O Território Cidadão foi criado por meio de decreto, mas a ideia é transformá-lo em uma secretaria permanente.

 

Walter Parcianello, gestor do TC, explica que para estar perto da população a cidade foi dividida em 12 territórios. Segundo ele, na edição 2023 do Governo no Território, pela primeira vez distritos serão incluídos. Os distritos de Juvinópolis e Sede Alvorada receberão as ações de governo.

 

Parcianello explica que o Território Cidadão trabalha todos os temas levados pela comunidade, organiza e harmoniza quando há algum tipo de conflito, ouvindo e intermediando as demandas, além de atuar nas mais diferentes áreas. Além  disso, tem suas atuações em programas específicos.

 

“Nós atuamos dentro da agricultura urbana, dentro dos salões comunitários, nós vamos para o meio ambiente na questão da adoção das praças, nós temos o programa Ouvindo Cidadão, e o território vem ajudar as outras secretarias”, afirma.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá