Cidade

Toledo: Números favoráveis reforçam efetividade dos cuidados e da vacinação

09 nov 2021 às 17:36

A reunião ordinária do Centro de Operações Especiais (COE) realizada nesta terça-feira (09), no Auditório Acary de Oliveira, trouxe boas notícias em relação ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Toledo. Pela quarta semana consecutiva, a média móvel de casos se manteve estável e manteve o município com a matriz de risco amarela, ou seja, com baixo risco de contágio. A análise apresentada é referente às Semanas Epidemiológicas 43 e 44.

 Para o integrante do COE, o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti, os dados dos últimos dias são animadores. “As informações apontam uma tendência de estabilidade na ocorrência de novos casos, observamos que nas últimas quatro semanas epidemiológicas tivemos uma média de 80 novos casos a cada semana”. Pedrotti afirma que os números ainda são considerados altos, porém bem melhores do que se observava nos meses anteriores. 

 “Chegamos a ter 200 novos casos semanais com expressivo número de óbitos. Agora observamos também uma redução no número de mortes”. De acordo com os dados, houve apenas um óbito em cada uma das duas semanas epidemiológicas (SE43 e SE44). “Na semana anterior foram dois e antes três. Menos casos, menos óbitos”, comentou Pedrotti. Apesar da diminuição de casos, Fernando Pedrotti lembra que ainda têm acontecido registros de Covid-19 o que demonstra ainda existir circulação viral. “Existe a necessidade de manter os cuidados, como o uso de máscara, assepsia das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social”. 

 Vacinação - Pedrotti afirma que um dos fatores que contribui para a diminuição dos casos, em especial os mais graves, é o avanço da vacinação. Segundo as informações apresentadas durante a reunião, até o momento, Toledo tem 99,86% da sua população com mais de 12 anos vacinada com primeira dose e 68,72% com segunda dose ou dose única. “Reforçamos a necessidade das pessoas buscarem a vacina, tanto primeira quanto a segunda dose. Também já está disponível a terceira dose para pessoas com mais de 60 anos, desde que tenha tomado a segunda dose há mais de seis meses. Também temos terceiras doses para pacientes com alta imunossupressão”, explicou, reforçando que mais informações podem ser obtidas na unidade básica de saúde mais próxima.

Dados atualizados - O boletim epidemiológico da segunda-feira (08) apresenta cinco casos confirmados, com onze recuperados. Em relação aos pacientes internados pela Covid-19, quatorze moradores de Toledo permanecem em hospitais da região. Destes, oito encontram-se em leitos de enfermaria, sendo seis no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, com um deles em uso de respirador mecânico. Outros seis pacientes estão internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

Assessoria

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá