Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Toledo segue em bandeira vermelha pra Covid-19

14/09/21 às 18:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (14), no Auditório Acary de Oliveira, o Centro de Operações Emergenciais (COE) anunciou a manutenção da bandeira vermelha. A decisão está baseada nos dados epidemiológicos que apontam 385 novos casos e oito óbitos no período. Apesar de estável, o número é considerado alto. A expectativa com o avanço da aplicação de segundas doses a situação melhore.

De acordo com o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti, apesar de mais de 97% da população já ter recebido a primeira dose, a imunização só se completa após a segunda dose do imunizante. “Existe a expectativa de que esses números melhorem com o avanço da vacinação. Não devemos nos esquecer de que o avanço no número de vacinados não vai fazer diminuir os contaminados, mas dará mais proteção em relação aos casos graves e óbitos”, explica.

Diante deste cenário, Pedrotti reforça a necessidade de manter as duas principais ferramentas para combater a pandemia, que são as medidas preventivas e a vacina. "Às vezes parece repetitivo, mas é necessário manter o uso correto da máscara, o distanciamento social, a lavagem cuidadosa das mãos várias vezes ao dia, evitar aglomerações e ambientes fechados”. 

Leia mais:

Imagem de destaque
NA AVENIDA MARINGÁ

Unimed Londrina inaugura espaço exclusivo para atendimento infantil

Imagem de destaque
NESTE SÁBADO

UBS Armindo Guazzi tem baixa procura para atendimentos de casos de dengue

Imagem de destaque
ACIDENTE FATAL

Mulher de 22 anos morre após ser atropelada por vários veículos na BR-369

Imagem de destaque
13 ANOS

Adolescente morre uma semana após ter sido espancado por colegas, diz pai

A preocupação se justifica pela presença da variante delta circulando no município. “Ela é duas ou três vezes mais transmissível e não podemos baixar a guarda, sob pena de que, vários avanços tidos até o momento possam vir ser comprometidos”, reforça.

Eficácia das vacinas - Um dado apresentado na reunião do COE chamou a atenção.  Dos pacientes internados no Hospital Bom Jesus, 57% não tinham sido imunizados. “Se temos 97% da população vacinada, esses pacientes estão entre os 3% não vacinados, o que aumenta muito a chance de quem não se imunizou desenvolver a doença de forma grave”. O dado é fundamental e muito revelador. “É a eficácia da vacina, os resultados da imunização e risco que representa a pessoa não se vacinar”, frisa Pedrotti.

A segurança da vacina e a sua ação eficaz na diminuição de casos graves tem motivado mais pessoas a buscar o imunizante. “Ontem [segunda-feira, 13] tivemos a aplicação de 200 primeiras doses vacinais em Toledo, por um lado entendemos que isso é muito positivo, mas por outro lado reconhecemos que essas pessoas já poderiam estar imunizadas”, conclui.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá