Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tribunal de Contas do Paraná realiza fiscalização no transporte coletivo de Londrina

23/05/22 às 14:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cinco servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estão em Londrina nesta semana para realizar auditoria presencial nos serviços de transporte público oferecidos pelo município à população local. A atividade, iniciada nesta segunda-feira (23 de maio), será executada até sexta-feira (27) como parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 do órgão de controle.

De acordo com o responsável pela atividade, o auditor de controle externo Fernando Matheus da Silva, os temas centrais da fiscalização são o planejamento inicial do contrato firmado com a prestadora do serviço; o planejamento contínuo para a adaptação do documento; e o controle da administração municipal sobre a execução e o desempenho do serviço.

Também serão avaliadas a integridade das informações geradas pelo sistema de bilhetagem eletrônica; a acessibilidade dos veículos e pontos de embarque e desembarque; e a gestão financeira, entendida como a capacidade da prefeitura de controlar os componentes relacionados aos custos para o funcionamento do transporte coletivo, já que isso impacta diretamente na tarifa paga pelos cidadãos.

Leia mais:

Imagem de destaque
BEBÊ EM UTI

Família de grávida morta com suspeita de dengue fala sobre busca por atendimento

Imagem de destaque
3 MORTES EM LONDRINA

Novo boletim epidemiológico da dengue registra mais 25,4 mil casos e 26 óbitos

Imagem de destaque
DURANTE DEPOIMENTO

Suspeitos de assaltar loja com reféns falam sobre o crime e permanecem presos

Imagem de destaque
LEVADA PARA O HU

Grávida é atropelada por carro a caminho do ultrassom na Vila Agari em Londrina

Para tanto, a equipe de fiscalização, composta por servidores da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, realizará, ao longo desta semana, entrevistas para captar a percepção dos usuários em relação a aspectos específicos do transporte coletivo, a exemplo da suficiência de linhas, qualidade da infraestrutura, acessibilidade, pontualidade, lotação, entre outros pontos.

Finalmente, os integrantes do Conselho Municipal de Transporte e o gestor do ente regulador do serviço serão inquiridos a respeito do controle sobre a qualidade do transporte público, sua gestão financeira e aspectos relacionados à tecnologia da informação.

Suspensas ao longo dos últimos dois anos devido à fase aguda da pandemia da Covid-19, as fiscalizações in loco do TCE-PR estão sendo retomadas gradualmente, seguindo os protocolos de segurança sanitária vigentes na Corte e nas entidades visitadas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá