Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TSE cassa vereadores Rubão e Pastor do Mercado de Arapongas

17/05/23 às 09:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Por 7 votos a 0, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta terça-feira (16) pela cassação da chapa registrada pelo Democratas (DEM), atual União Brasil, nas eleições municipais de 2020 em Arapongas.  A Corte acatou denúncia de fraude na cota eleitoral feminina na disputa municipal e determinou a anulação de todos os votos obtidos pelo partido.


Com a decisão, o vereador Rubens Franzin Manoel, o Rubão, presidente da Câmara, e Paulo César de Araújo, o Pastor do Mercado, têm seus mandatos cassados. Eles deverão ser substituídos por Miguel Messias (PSC) e Décio Roberto Rosaneli (Podemos), um dos autores da Ação de Investigação Judicial Eleitoral na Justiça Eleitoral de Arapongas. No entanto, a confirmação dos dois nomes ainda depende da recontagem dos votos.


A informação da cassação foi confirmada à reportagem pelo próprio vereador Rubão. “Formou a maioria no TSE e estamos realmente cassados”, disse o presidente da Câmara. Ele assinala que continuará no cargo, assim como o Pastor do Mercado, apenas até a notificação oficial da decisão do TSE. A votação foi realizada no plenário virtual do tribunal. Além da posse dos novos vereadores, Rubão explica que será necessária uma nova eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


Ele lamenta a decisão e afirma que não participou da coordenação das candidaturas do DEM durante a eleição em Arapongas em 2020. “Fiz apenas a minha campanha e agora sou prejudicado”, disse Rubão, que acrescentou que, agora, irá analisar com a defesa qual caminho jurídico será tomado.


A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pela coligação “Competência e Transformação Valorizando Você, Cidadão”, pelo Diretório Municipal de Arapongas do Podemos e pelo candidato Décio Roberto Rosaneli. Eles apontaram na denúncia o “registro de candidaturas supostamente ‘laranjas’ para que o partido Democratas  pudesse driblar as regras eleitorais quanto à proporcionalidade entre candidaturas masculinas e feminina. Isso porque, vários candidatos não movimentaram nenhum recurso financeiro e nem atos de propaganda em suas campanhas”.


A ação citou principalmente a candidatura de Rosa de Andrade Cavalcante, que não obteve votos e não realizou atos ou gastos de campanha, bem como o fato dos próprios filhos da candidata pedirem voto para outra pessoa. Os autores da denúncia tiveram rejeitadas suas argumentações na primeira e segunda instâncias, que acataram os argumentos da defesa da candidata, que disse que a araponguense enfrentava uma doença grave e, por isso, não fez campanha.


No entanto, os ministros decidiram reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O voto do relator, ministro Sérgio Banhos, foi seguido pelos demais. Ele afirmou que a defesa da candidata precisava ser vista com “ressalvas”, porque partiu de familiares e pessoas próximas. “Quanto ao fundamento de que a candidata era portadora de doença grave, o que impossibilitaria sua participação em campanha, tendo em vista a pandemia da Covid-19, como bem observado pelo relator originário, a pandemia já era de conhecimento da candidata antes do lançamento da candidatura, e suas doenças eram preexistentes”, afirmou o relator.


O ministro determinou a nulidade dos votos recebidos por todos os candidatos ao cargo de vereador de Arapongas pelo DEM no pleito de 2020; a desconstituição dos diplomas dos candidatos da legenda para o referido cargo; a declaração de inelegibilidade de Rosa de Andrade Cavalcante; a desconstituição do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, nos termos do art. 222 do Código Eleitoral.


Com informações do TNOnline

© Copyright 2023 Grupo Tarobá