Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Últimos dias do FILO 2022 trazem atrações para todos os públicos em Londrina

23/06/22 às 20:35 - Escrito por Redação Tarobá News

No feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus, comemorado em Londrina nesta sexta-feira (24), e também durante o fim de semana, o Festival Internacional de Londrina (FILO) terá uma programação diversificada e repleta de atrações para encerrar a edição de 2022. Até domingo (26), crianças e adultos poderão desfrutar de momentos de diversão, com opções de nove espetáculos para assistir. A agenda ainda conta com uma festa junina da nova edição do Quizomba, na Vila Cultural Alma Brasil.


Um dos destaques, nesta quinta-feira (23) traz de volta à cidade – onde se formou em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina -, a atriz Amarílis Irani (São Paulo-SP). Ela apresenta o solo “Emaranhada” às 19 horas, no Sesc Cadeião Cultural. O espetáculo é voltado para o público infanto-juvenil.


Escrito pelo londrinense Luan Valero, o texto de “Emaranhada” conta a história de Mavi, uma espevitada menina de 12 anos em uma saga lúdica e emocionante por suas raízes ancestrais, tendo o cabelo apontando o caminho de descoberta. O espetáculo tem direção de Marcio Moura, que também participa do FILO como ator dos espetáculos “Esperando Beltrano” e “Onipotência do Sonho”. Os ingressos estão esgotados, com lista de espera no teatro, caso haja desistência.


Também na programação de hoje, mais diversão com o argentino Victor Avalos, que apresenta números de humor extravagante e mordaz na pele do Palhaço Tomate. O espetáculo “Tomate, Puro Tomate” terá apresentação única no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30. Ainda há ingressos disponíveis na plataforma Sympla. Classificação livre.


Com 30 anos de carreira, Avalos centra seu trabalho artístico na construção de balões, fazendo instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais e estruturas políticas, com um tipo de humor que agrada crianças e adultos. Conhecido como ballon showman, já percorreu 26 países com este trabalho.

A atriz Janaína Leite faz a última apresentação de “Stabat Mater” nesta quinta-feira, às 21 horas, na Divisão de Artes Cênicas/UEL. A partir do texto teórico Stabat Mater (em latim, “estava a mãe”) da filósofa e psicanalista Julia Kristeva, a artista propõe uma montagem em formato de plateia-performance sobre o feminino, a sexualidade e a maternidade. Os ingressos estão esgotados.


Lume Teatro – “La Scarpetta, Spettacolo Artistico”, com o ator e palhaço Ricardo Puccetti, do grupo LUME Teatro (Campinas/SP), é atração para quem quer curtir em família a programação do FILO 2022 no final de semana estendido. A montagem será apresentada no Cine Teatro Ouro Verde, na sexta-feira (24) e sábado (25), sempre às 20h30. Ainda há ingressos disponíveis na plataforma Sympla.


Em um intenso jogo contagiante, o palhaço Teotônio – uma espécie de artista “pau pra toda obra” cujos problemas são um impulso para o brincar – apresenta seu  Spettacolo Artistico. 


Repleto de números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provoca e surpreende o público, que vê surgir diante de si o caos.


Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação. “O palhaço encanta porque fala da humanidade, da nossa finitude, das nossas vulnerabilidades, e sempre nos ensina que podemos rir dos nossos erros e tentar acertar mais uma vez”, destaca Puccetti, que integra o grupo desde 1988. “Esse encontro que o palhaço proporciona entre pessoas é uma espécie de comunhão e, realmente, provoca um grande encantamento”, completou.


A montagem, dirigida pelo italiano Nani Colombaioni, já foi apresentada em palcos brasileiros e também na Espanha, Inglaterra, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália.


Teatro de bonecos – É difícil de acreditar que um simples cocô de passarinho possa mudar a vida de alguém. Mas foi justamente isso que aconteceu com os moradores rabugentos de uma pacata cidade, que se encontram todos os dias na praça, mas não têm muito o que falar. De repente, suas vidas monótonas e sem graça são transformadas por um problema que enfrentam diariamente: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças.


Um dia, um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos eles. Esse é o mote do premiado espetáculo “Cocô de Passarinho”, que a Cia Noz de Teatro, Dança e Animação (SP), apresenta neste último final de semana (sábado e domingo) no FILO 2022, com sessões às 19h, na Divisão de Artes Cênicas/UEL.


Por meio da linguagem dos bonecos, o espectador é levado ao universo encantado da fantasia, em que não há limite para a imaginação. A encenação é feita por personagens e bonecos do tamanho de uma pessoa adulta, que ganham vida por meio da técnica de manipulação direta. Os passarinhos, que utilizam da mesma técnica, voam livremente pelo espaço cênico fixados em pontas de varas de bambu.


Indicada para todos os públicos, a montagem conta com seis atores que criam novas possibilidades cênicas a cada ato. Com este trabalho, o grupo conquistou, em 2013, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Espetáculo Infantil de Animação/Bonecos, entre outras indicações.


Palhaças no palco – “Meta For Mosa”, montagem da Grita Cia. de Palhaças, de Londrina, será apresentada no sábado (25), às 18 horas, no Sesc Cadeião Cultural. Em cena, estão Aneliza Paiva (Palhaça Frida), Juliana Galante (Palhaça Adelaide) e Mariana Ferrari (Palhaça Cora), atrizes que desenvolvem pesquisa direcionada à palhaçaria feminina. A direção é de Adelvane Néia.


Como num estágio de mutação, em que para sobreviver é preciso se transformar, este espetáculo promove o encontro de três palhaças semelhantes em seus anseios e únicas em suas preciosidades e peculiaridades. Na carcaça que cai, na monstra que se rebela, na loucura neurótica, na lágrima que corre sem limites e no amor.


As palhaças Adelaide, Cora e Frida são o resultado de intensas metamorfoses e convidam – de forma corajosa, bem-humorada e delicada – a plateia a viajar e percorrer mundos inteiros, descobrir liberdades e gerar mudanças. O espetáculo tem 60 minutos de duração e é voltado ao público em geral, acima de 12 anos.

O Carteiro – No domingo (26), a programação do FILO traz “O Carteiro”, trabalho do ator Tiago Marques – o Palhaço Ritalino, que será apresentado às 18h, no Sesc Cadeião. A encenação mostra um recorte do dia a dia deste profissional. Enquanto o dia passa, o carteiro entrega as cartas, nem sempre encontra o endereço e, às vezes, só se depara com um cão raivoso pelo caminho.


Responsável por distribuir correspondências e encomendas em domicílios e empresas, numa rotina muitas vezes imprevisível, o carteiro do palhaço Ritalino se relaciona com caixas e pessoas, criando relações cômicas e poéticas.


“O Carteiro” estreou em 2021, com direção de Esio Magalhães. A trilha sonora é do músico Tonho Costa. A montagem teve financiamento do Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense de 2020.


Os ingressos para “Meta For Mosa” e “O Carteiro” estão esgotados, mas a organização vai abrir lista de espera no teatro, caso tenha lugares disponíveis.


Quizomba Alma Junina – Realizada ao ar livre e com entrada franca, a nova edição da Quizomba promete muita alegria e diversão, resgatando a tradição da festa junina. O evento está na agenda paralela do FILO 2022 e será realizado neste domingo (26), a partir das 15h, na praça em frente à Vila Cultural Alma Brasil (rua Argentina, 693).


Na programação, o Grupo de Forró Caviúna, o DJ Eletroeclética, a DJ Adrielle Amantea e o bumba meu boi “Boi Estrela da Vila”. Uma agenda especial será realizada para as crianças – a “Quizomberê” – com várias brincadeiras juninas.




© Copyright 2022 Grupo Tarobá