Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Últimos dias: iluminação cênica da Ponte da Amizade será encerrada no sábado, dia 15

11/01/22 às 10:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A programação da iluminação cênica do maior monumento de integração entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Amizade, termina no próximo sábado, dia 15 de janeiro. Até lá, quem passar à noite pelo local ou imediações terá tempo de apreciar a via iluminada com as cores das bandeiras dos dois países, simbolizando a união dos povos das três fronteiras, onde vivem mais de 80 etnias.

As cores projetadas nos pilares e arco de sustentação podem ser vistas das 20h à 1h. A iniciativa – financiada pela Itaipu Binacional a partir de uma proposta apresentada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ciudad del Este (Codeleste) no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) –, ganhou o apoio de várias instituições e da população local.

A gestão do trabalho é feita por uma comissão formada pela Itaipu e Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), com o engajamento de vários parceiros, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Receita Federal, a Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais de Foz do Iguaçu. No município vizinho, também apoiaram o projeto a Armada Paraguaia e a prefeitura de Ciudad del Este.

Leia mais:

Imagem de destaque
PRIMEIRO TRIMESTE DE 2024

Ação Conjunta registra redução de 32% no número de homicídios em Londrina

Imagem de destaque
300 EQUIPAMENTOS

Polícia Militar inicia teste operacional com câmeras corporais no estado

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

Fã mirim comemora aniversário com tema TV Tarobá

Imagem de destaque
POLICIAL

PF prende em flagrante, homem com arquivos de abuso infanto-juvenil

Foi uma forma de fortalecer os laços de amizade entre Brasil e Paraguai, unindo beleza e turismo. A imagem da iluminação cênica da ponte teve bastante repercussão positiva e ganhou mídia espontânea em vários cantos do mundo. A beleza “instagramável” viralizou nas redes sociais. Foi um presente das duas margens de Itaipu para moradores e visitantes da região.

A iluminação em 550 metros da Ponte da Amizade consumiu mais de 300 horas de trabalho, de acordo com a empresa contratada para o serviço, e envolveu 120 pessoas, que atuaram direta ou indiretamente na ação. Os equipamentos têm tecnologia LED, mais eficientes e com menor gasto de energia. Para o show, foram instalados 46.800 metros de cabos de energia, 1.800 metros de cabos de dados (CAT 5), 92 suportes, 130 painéis de luz e 50 refletores.

O controle das luzes e da alternância de cores é feito a partir do mirante da Receita Federal, do lado brasileiro. De acordo com a empresa, a mesa de controle é de última geração e permite múltiplas possibilidades de programação.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá