Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UPA do Morumbi contabiliza mais de 22 mil atendimentos em apenas 3 meses

19/11/21 às 18:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcanti do Morumbi, administrada pela Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, realizou em apenas três meses 22.673 atendimentos, desde que voltou a atender pacientes com traumas e enfermidades que não a covid-19, no início de agosto, após a redução de casos da doença.

Desde fevereiro deste ano, a UPA do Morumbi era referência para pessoas com suspeita do novo coronavírus, tendo leitos de retaguarda de emergência para pacientes com a doença. O avanço da vacinação e diminuição de casos e óbitos por covid possibilitaram a retomada da assistência aos pacientes em geral.

O atendimento realizado na UPA segue o protocolo de classificação de risco, ou seja, o tempo de espera depende de classificação determinada pela triagem, iniciada com a chegada do paciente na unidade. "A orientação à população é que procurem as UPAs somente em caso de urgência e emergência. Os demais casos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas ", destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, o médico Amon Mendes Franco de Sousa.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados

Do total de atendimentos da UPA no período, 60,79% foram classificados com quadro de saúde pouco urgente; 17, 51% como urgente; 0,72% muito urgente e 1,52% casos emergenciais, em que os pacientes em estado gravíssimo foram atendidos imediatamente.

Segundo o coordenador geral das UPAs, enfermeiro Emerson Larssen, "as duas Unidades de Pronto Atendimento do nosso município integram uma rede de atuação de urgência e emergência, trabalhando em parceria com o Hospital Municipal, tornando os atendimentos à população eficazes. Contamos com uma equipe altamente qualificada e engajada, prezando sempre pela vida dos nossos usuários".

Outro levantamento se refere ao número de crianças atendidas na unidade, na faixa etária de zero a 12 anos de idade. "Foram mais de 4 mil atendimentos pediátricos nesse período, comprovando o compromisso da gestão da Fundação Municipal à população, na prioridade de um atendimento capacitado e humanizado", pontuou o diretor-presidente da Fundação.

Estrutura

A UPA Dr. Walter Cavalcanti do Morumbi, oferece atendimento 24 horas, todos os dias da semana, na faixa etária de zero a 12 anos de idade. Conta em sua estrutura com quatro consultórios, sendo três clínicos e um pediátrico, uma sala de epidemiologia, uma sala de procedimentos, uma sala de medicação, uma sala de triagem/acolhimento, três leitos de isolamento, farmácia de dispensação, sala vermelha, sala de internação adulto, sala de observação pediátrica, além de uma Central de Materiais e Esterilização.

O enfermeiro Ulysses Antonio, supervisor de Enfermagem que atua na UPA do Morumbi, ressaltou o importante papel da unidade durante a pandemia. "A UPA foi suporte ao Hospital Municipal nessa luta contra a Covid-19 e nos sentimos com sensação do dever cumprido. Agora estamos vivenciando um momento de remissão da pandemia e seguimos os atendimentos de urgência e emergência, trazendo celeridade e eficiência aos pacientes", pontuou o enfermeiro.

Assessoria

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá