Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Urnas eletrônicas de Londrina e Tamarana passam por auditoria

27/09/22 às 15:38 - Escrito por Redação Tarobá News

A Justiça Eleitoral realizou auditoria em urnas eletrônicas de Londrina e Tamarana, na manhã desta terça-feira (27). A sessão pública ocorreu no Fórum Eleitoral. Este foi o último procedimento antes do transporte dos equipamentos aos locais de votação, no sábado (1). 


Compareceram à cerimônia juízes e promotores eleitorais, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, foram escolhidas, de forma aleatória, oito urnas, duas de cada zona eleitoral, para os últimos testes.


O procedimentou consistiu em ligar os equipamentos, testar o teclado, remover as mídias e inserir a da auditoria. Em seguida, a zerésima, espécie de extrato que mostrou que não existia nenhum voto registrado, foi impressa e uma simulação de votação foi feita com números reais de candidatos. Para terminar o processo, as urnas receberam novas mídias para armazenamento dos votos e novos lacres.


Todas as 1.282 urnas, incluindo as reservas, estão guardadas em um depósito do prédio do TRE. Na sexta-feira (30), elas começam a ser preparadas para o transporte.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá