Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores de Londrina arquivam projeto que retira restrições a postos de combustíveis

21/06/22 às 22:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Entre outros projetos de lei (PL), os vereadores da Câmara Municipal de Londrina discutiram na tarde desta terça-feira (21) proposta enviada pelo prefeito Marcelo Belinati (PL nº 118/2021) para retirar restrições à instalação de postos de combustíveis no município, dando fim ao que o Executivo considera uma "Lei da Muralha" do setor. Com as galerias ocupadas por empresários do ramo, os parlamentares rejeitaram por 15 votos a 3 (veja aqui) o início da tramitação do PL, que modifica o Código de Posturas do município (lei municipal nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011). A admissão teve de ser votada em plenário porque projetos de lei referentes a Códigos, Estatutos, Planos e de Emenda à Lei Orgânica do Município precisam ser encaminhados à Câmara no mínimo 90 dias antes dos seus períodos de recesso. Caso contrário, somente podem ser admitidos para tramitação mediante a aprovação de 2/3 dos membros do Legislativo (13 vereadores). Com a rejeição, o projeto foi arquivado e terá de ser reapresentado em agosto pelo Executivo.


O PL revoga os parágrafos 5º e 7º do artigo 233 do Código de Posturas, que trata da revenda varejista de combustível automotivo. Conforme o parágrafo 5º, a distância entre postos de combustíveis deverá ser de pelo menos 1,5 mil metros no perímetro urbano e de 10 mil metros fora do perímetro urbano. Além disso, deve ser mantido distanciamento de 104 metros de diâmetro, a partir do centro do posto de combustível, de diversos estabelecimentos, entre eles hospitais, escolas, igrejas, supermercados e depósitos de explosivos e munições. Já o parágrafo 7º, que foi alterado pela lei 13.331/2021, diz que as regras de distanciamento não se aplicam aos postos revendedores de combustíveis já existentes e que eventualmente necessitem de reforma ou ampliação. 


Para a vereador Lenir de Assis (PT), que votou contra a admissibilidade, o projeto traz mudanças sérias demais e deveria seguir os trâmites regulares do Legislativo. Ela também criticou o mérito da proposta. "Se a lei não está adequada, tudo bem, mas o projeto simplesmente revoga tudo. Da forma está, anula a segurança física de quem está perto dos postos", afirmou. Ela criticou ainda a súmula (título) do projeto, segundo a qual o objetivo é colocar fim à "Lei da Muralha" dos postos de combustíveis. O termo também foi criticado por vários outros vereadores. "A súmula coloca quem é contra o projeto como sendo a favor de uma Lei da Muralha", afirmou o vereador Emanoel Gomes (Republicanos).

Leia mais:

Imagem de destaque
TECNOLOGIAS

Procuradoria-Geral apresenta sistemas que agilizam gestão de processos judiciais

Imagem de destaque
LEVADO PARA UPA

Trabalhador cai de telhado durante instalação de concertina na Vila Casoni

Imagem de destaque
COM DOENÇA CRÔNICA

Saúde retira oxigênio portátil de paciente que fica impedida de sair de casa

Imagem de destaque
PÉSSIMAS CONDIÇÕES

Ônibus escolar atola na Estrada dos Periquitos e moradores pedem providências


Líder do prefeito na Câmara, o vereador Mestre Madureira (PP) disse que a Prefeitura não pretende discutir o projeto de forma acelerada e que as mudanças propostas serão debatidas com a comunidade. "Existe uma moeda, com dois lados: os postos que não querem que aumente a concorrência e os donos de escolas, de pequenos comércios e igrejas com pedido na Prefeitura para se instalar ao lado de postos e que não conseguem. Então, a segurança que estamos dando aos donos de postos é que vamos pedir uma audiência pública, para trazer responsáveis pelos postos, da Acil [Associação Comercial e Industrial de Londrina], da Sema [Secretaria do Ambiente]", defendeu o parlamentar, que garantiu também que não haverá pedido de urgência para tramitação do projeto. Ainda de acordo com Madureira, mesmo com o parágrafo 7º do artigo 233, há estabelecimentos sendo impedidos de se instalar por estarem próximos a postos de combustíveis.


Veja como foram as votações

 https://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/noticiadetalha.xhtml;jsessionid=84834691B34F5BF8DB23FB7DEF9107A8?origem=0&idnoticia=2776

© Copyright 2023 Grupo Tarobá