Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alunos da rede municipal serão atendidos em mais um mutirão de oftalmologia

15/09/22 às 16:23 - Escrito por Tarobá Cidade Londrina
siga o Tarobá News no Google News!

Neste sábado (17), 8h às 12h, será realizado mais um mutirão de consultas oftalmológicas para os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. A estimativa é atender até 100 alunos, de 7 a 14 anos, de diversas escolas da região sul e rural, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, Jardim União da Vitória.


A iniciativa faz parte do Projeto Pequenos Olhares, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon), que objetiva atender alunos matriculados na Rede Municipal de Educação, previamente triados pelas unidades escolares e que precisam de consulta e/ou óculos.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse esta ação proporciona consultas rápidas e resolutivas, a partir das necessidades apresentadas pelas escolas, pois são os professores que fazem o encaminhamento dos alunos. “Estas consultas e exames são muito importantes, porque as crianças apresentaram diversos problemas oftalmológicos após a pandemia. É uma iniciativa que transforma a vida dos alunos, principalmente das crianças que estão em processo de alfabetização”, enfatizou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


De acordo com a coordenadora do Centro Multidisciplinar e Intersetorial da SME, Ana Carolina Frederico da Silva Capelo, será montado um consultório na escola, com equipamentos médicos portáteis que serão levados pelos profissionais de saúde, para que os alunos passem por consulta médica e façam exames oftalmológicos. “Aqueles que receberem a indicação de óculos, escolherão o modelo e receberão gratuitamente os óculos de acordo com a prescrição médica”, contou.


Os educadores que selecionam as crianças a serem atendidas nas consultas foram capacitados pelos médicos do Hoftalon. Eles fazem triagem de acuidade visual nas crianças e, quando são detectadas alterações visuais, encaminham os alunos para o atendimento médico especializado que acontece nos mutirões. Para realizar a triagem, eles utilizam a Escala Optométrica de Snellen, que é um teste realizado para avaliação da acuidade visual sem finalidade diagnóstica.


A última edição do Projeto Pequenos Olhares ocorreu no dia 11 de junho, na sede da Escola Municipal Carlos Kraemer. Na ocasião, foram atendidos cerca de 130 alunos, de 6 a 10 anos, matriculados nas escolas municipais da região leste. A Secretaria de Educação e o Hoftalon também têm o projeto Primeiros Olhares, que possui a mesma finalidade, mas é voltado a atender as crianças Educação Infantil de 0 a 5 anos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá