O pequeno Vinícius de Brito Samsel vive um drama com a sua família e diversos amigos. Aos quatro meses, após diversos sintomas, ele foi diagnosticado como sendo portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME), tipo 1, o grau mais severo.
Essa doença prejudica todos os músculos, a capacidade respiratória e também a ingestão de alimentos. Os portadores da AME têm baixos níveis da proteína que possibilita os movimentos, a SMN. Para ajudar o pequeno a ter uma boa qualidade de vida, um dos primeiros passos dados pela equipe médica e os pais Rayane de Brito Pereira e Welton Douglas Samse foi o início das fisioterapias: motora e respiratória.
A fisioterapia motora tem como objetivo ajudá-lo a desenvolver mais movimentos, força e coordenação. Segundo a fisioterapeuta Camille Alves Leuterio, nas primeiras sessões o Super Vini apenas abria e fechava os olhinhos, mexia pouco a cabeça, os braços e as pernas.
Atualmente ele já consegue ficar alguns minutos sentados, pega seus brinquedos e faz alguns movimentos com ajuda da profissional ou de órteses, que são aparelhos para segurá-lo nas posições. Além disso, os exercícios contribuem para que ele tenha controle também da movimentação do pescoço e role quando está deitado, ações simples para a maioria dos bebês de 1 ano e 2 meses, mas que antes não eram executadas por ele.
Leia mais:

Paciente exaltado provoca confusão na UBS do Ernani Moura Lima

Prefeitura busca solução para moradores de rua instalados em unidades de saúde

Hospital Universitário faz campanha de prevenção ao suicídio

Operação Dias Quentes atendeu 111 pessoas em 33 pontos de Londrina
A fisioterapia acontece quatro vezes por semana: na segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e no sábado.
Camille conta que o medicamento Spinraza tem contribuído com o desenvolvimento e fez com que o Vini ganhasse força, ajudando principalmente a manter tudo que ele já conquistou. Mas o que pode salvar a vida do pequeno Vinicius é o remédio mais caro do mundo: Zolgensma.
O medicamento é considerado uma terapia gênica, que é um procedimento em que são feitas modificações genéticas em células. As modificações acontecem por meio da inserção de um gene funcional dentro da célula que substituirá o gene defeituoso e promoverá a produção de proteínas corretamente.
Mesmo depois de tomar o Zolgensma, o pequeno deverá continuar com as fisioterapias motoras já que as sequelas ficam, mas a evolução do caso é interrompida.
Você pode ajudar o Super Vini a vencer a AME fazendo uma doação de qualquer valor para o PIX 153.989.019-82.