Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apesar de pandemia, Cascavel mantém ativa a geração de emprego

01/06/20 às 16:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nos últimos três anos, Cascavel buscou criar mecanismos para fortalecer o emprego. No ano passado, por exemplo, a Prefeitura lançou a Semana do Fomento e Emprego, dentro da programação de aniversário do Município. À época, um pacote de medidas foi anunciado para fomentar a geração de novos postos de trabalho, entre elas a sanção da Lei 7.025/2019, que incentiva a instalação de novas empresas e a ampliação das já existentes. Para facilitar a geração de novas vagas, a Prefeitura desburocratizou a emissão de documentos para abertura de empresas e, também, perdoou pequenos débitos com vencimentos até 2018.

O resultado dos incentivos pode ser visto na geração de emprego no ano passado. Cascavel foi a cidade do interior que mais gerou postos de trabalho em 2019, segundo dados das Agências do Trabalhador do Paraná. Segundo o balanço, Curitiba foi a cidade que mais gerou empregos no ano passado, com 7.819 vagas, e logo aparece Cascavel, com 4.518 colocações.

Crise da Covid-19

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Neste ano, a crise provocada pela pandemia de Covid-19 provocou o fechamento de postos de trabalho em todo o País e no Paraná não foi diferente. De acordo com dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o Paraná fechou 22.424 postos de trabalho no primeiro quadrimestre de 2020.

Cascavel também sentiu o impacto da crise, mas ao contrário de outros municípios do estado o saldo ficou positivo. De janeiro a abril foram gerados 20 empregos, saldo resultante de 18.190 admissões e 18.170 demissões. O número parece inexpressivo, mas se torna relevante se levar em comparação que, no mesmo período, Curitiba fechou 13.521 vagas, Londrina contabilizou saldo negativo de 2.986, Maringá encerrou 2.044 postos de trabalho e Foz do Iguaçu encerrou 3.757.

GRUPO MUFFATO
Em contrapartida com o cenário nacional, Cascavel abriu de uma só vez 300 oportunidades de empregos nesta segunda-feira (1). Trata-se de vagas para compor o quadro de funcionários do novo Max Atacadista, empresa do Grupo Muffato que já está em construção na Avenida Tancredo Neves e deve ser inaugurada ainda este ano. O empreendimento é uma demonstração do desenvolvimento econômico e da geração de empregos que seguem ativa na cidade.

A seleção dos novos funcionários começou hoje e segue até sexta-feira no Estádio Olímpico. Ao todo, 3,5 mil pessoas serão entrevistadas. O processo, aliás, segue todas as regras das autoridades de saúde em relação às medidas preventivas do novo coronavírus.

Para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, como Solange Mimoto, as vagas vieram numa boa hora. “Acho ótimo, porque são bastantes vagas de emprego. Para nós que precisamos, é importante”, pontua.  

Ávido por uma vaga como motorista, Elison José de Abreu está otimista com o município em relação aos empregos. “Cascavel é um polo industrial e comercial e cresceu bastante nos últimos anos. Gosto muito dessa cidade e só tem a crescer em todas as áreas”, comenta.

Já com experiência como operadora de caixa, Silvana Franco está confiante que logo terá motivos a comemorar. “Eu estou otimista que a notícia que vou receber me fará sorrir”, conta ela, segura de que será contratada.  

O Grupo Muffato tem mais de 15 mil colaboradores em todo o Paraná. Essa nova loja em Cascavel demonstra que a rede está sempre buscando formas de retribuir à cidade todos os incentivos que recebeu para estabelecer aqui o seu sucesso que a alçou ao título de uma das principais redes supermercadistas do Brasil. “A empresa vem em constante crescimento; inaugurando lojas. E agora é momento de oferecer para Cascavel mais essa oportunidade. Em parceria com a Agência do Trabalhador, estamos fazendo esse processo seletivo para  oferecer vagas para essas pessoas que estão numa situação complicada”, observa a supervisora de Recursos Humanos do grupo, Solange Biazon.  

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá