Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apucarana abre dez UBSs no sábado para vacinação

22/05/18 às 09:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com a cobertura vacinal de 71% a 12 dias do término do período oficial da Campanha Nacional da Vacinação Contra Gripe, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana anunciou novas estratégias para atingir pelo menos 90% da meta de imunizar 38.857 pessoas no município. As crianças, gestantes e professores são responsáveis pelo menor índice de imunização.

Entre as medidas adotadas pela AMS, está o envio de ofícios e contatos pessoais junto às autoridades responsáveis por alunos e professores, como da Autarquia Municipal de Educação, do Núcleo Regional de Educação e de escolas particulares. “A orientação foi para que realizem, através de comunicados e reuniões, trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação junto a seu público. As Unidades Básicas de Saúde, por sua vez, darão um reforço ao atendimento da Escola da Gestante, realizando uma busca ativa de gestantes em seus respectivos bairros para se vacinar”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, durante entrevista coletiva na tarde de hoje.

Ainda num reforço a essas estratégias, o prefeito Beto Preto, informa que no próximo sábado (26), dez Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas, entre 8 e 17 horas, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas de todos os grupos prioritários a vacina contra gripe. “Vamos concentrar esforços para atrair o maior número possível de pessoas para de proteger da gripe”, afirma Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

A preocupação maior é com as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Até o momento foram vacinadas 3.422 crianças dentro da meta de 7.299, representando um percentual de 46,88%, o menor índice de cobertura dentro dos grupos prioritários da campanha.

Kaneta alerta que a ocorrência de dias com temperaturas baixas torna ainda mais importante a proteção contra a gripe. “Neste ano, o Paraná já registrou 88 casos de gripe pelo vírus da influenza, com 10 óbitos”, informa Kaneta.

No próximo sábado, a vacina contra a gripe estará disponível, nas UBSs do Takaiti Miyadi, no Núcleo Dom Romeu; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Marcos Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza; Osvaldo Damim, no Lago Jaboti; Mioje Kogure, no Jardim Aclimação; Leopoldo Hartwig Junior, na Vila Nova; Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; e Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, região central da cidade.

BALANÇO DA VACINAÇÃO 

Cobertura geral até na última sexta-feira registrava 71%. Já os índices de cada grupo prioritário eram: 

IDOSOS: meta 15.227, vacinados 13.084 = 85,93%

TRABALHADORES DA SAÚDE: meta 1.983, vacinados 1.644= 82,9%

PUÉRPERAS: meta 209, vacinadas 160= 76,56%

PROFESSORES: meta 1.619, vacinados 1098= 67,82%

GESTANTES: meta 1.273, vacinadas 855= 67,16%

CRIANÇAS: meta 7.299, vacinadas 3.422= 46,88%

PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: meta 11.247, vacinados 7.131= 63%

Conforme estabelece o Ministério da Saúde, os portadores de doenças crônicas não entram no cálculo do índice de cobertura vacinal.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe segue até 1º de junho. Os grupos prioritários com direito de receber a vacina contra gripe gratuitamente através do Ministério da Saúde são formados por crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá