Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Atenção: Momo é novo desafio que incita violência e preocupa pais

10/08/18 às 13:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Se você tem filhos adolescentes, fique de olho. A nova febre entre os mais novos, depois do Desafio da Baleia Azul, é mandar mensagens para a Momo, uma “demônia” que atende pelo WhatsApp. O jogo começou no Facebook e desafiava os usuários a entrar em contato com a entidade, mas tem preocupado por incitar violência e intimidar quem está do outro lado da tela.

Alguns jovens afirmaram terem recebido ameaças de Momo e disseram que ela sabia informações pessoais deles. Até agora, os relatos publicados afirmam que a demônia atende números diferentes, e o original tinha código do Japão. Também foram identificados DDDs da Colômbia e do México. A imagem atribuída a Momo é uma artista japonesa que não tem nada a ver com o jogo.

A BBC News investigou o caso e falou com o representante da Safernet Rodrigo Nejm. Ele avaliou o desafio como uma isca para roubar dados e extorquir os adolescentes. Apesar das informações reunidas por alguns portais, ninguém sabe ao certo o que a Momo quer ou qual dano ela pode causar.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Policiais argentinos acreditam que o jogo pode ter influenciado uma garota de 12 anos a cometer suicídio. A guarda espanhola chamou o desafio de absurdo e está preocupada com as consequências.

“Os jogos vão continuar aparecendo nas redes sociais e vão ser gatilhos”, avalia a psicóloga especializada em adolescentes Renata Lott. “Os pais devem falar de forma aberta com os filhos, não perguntar se eles estão recebendo, mas entender a opinião deles. O mais indicado é não querer ser muito autoritário e perguntar ao adolescente se ele conhece alguém que esteja precisando de ajuda. Demonstrar, de coração, que sempre está lá para ele”, afirma.

A psicóloga clínica Geane Santos aconselha que a conversa entre responsáveis e adolescentes seja rotina, não exceção. “Sempre oriento os pais a abordarem seus filhos de maneira clara e objetiva. Não podemos acreditar que as crianças e adolescentes não são capazes de entender.”

As profissionais alertam ainda para os seguintes sinais: isolamento, mudança de comportamento e tristeza. “Existe aquilo de ‘adolescente fica trancado no quarto, sempre está com um novo humor’. Mas eles não ficam tristes toda hora: se [a condição] passar de dois dias, já é preocupante. Se passar de uma semana, é preciso procurar ajuda médica”, reforça Renata.

Leia mais em Metrópoles 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá