Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aumento de casos de dengue superlotam unidades de saúde em Londrina

27/03/23 às 16:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O último final de semana foi marcado por superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Londrina. Houve um aumento médio de procura de aproximadamente 140% em todas as unidades. 


A sobrecarga nas UPAs que atendem 24h se deu por conta do acompanhamento que os pacientes precisam ter ao longo da evolução dos sintomas; como as UBSs estão fechadas aos finais de semana, todo movimento fica concentrado nesses locais.


De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, a escala estava completa em todas as unidades. "Nenhum outro município no Brasil tem uma escala médica completa como Londrina. Nós temos as UPAs com 8 médicos, o (Jardim) Leonor com 4 ou 5 médicos, o PAI com 8 médicos e, no entanto, a demanda está absurda não só na saúde pública." Ele comenta que do contato com a iniciativa privada, os hospiats e os planos de saúde também relatam alta fora do comum.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROCESSO OBRIGATÓRIO

Renovação de matrículas para o ano letivo 2024 vai até 24 de maio

Imagem de destaque
CONFIRA!

Sala da Mulher Empreendedora oferece consultoria em Modelagem de Negócios

Imagem de destaque
EDITAL ABERTO

Secretaria de Educação pretende gastar R$ 4 milhões com jogos educativos

Imagem de destaque
ERRO GRAVE

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte aéreo


Para frear o aumento nos casos, Felipe Machado estuda a retomada dos mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras e com a CMTU. "Em regiões que nos preocupam mais, nós estamos em conversa com as equipes da CMTU e da Secretaria de Obras para vermos a disponibilização de estrutura e operários, para a realização dos mutirões".


Sobre o fumacê, o município não tem condições de realizá-lo. O inseticida utilizado na composição do fumacê está falta em todo o país e, depois, a prefeitura não pode fazer compras diretas. "Nós temos buscado junto à Secretaria do Estado conseguir lançar mão do fumacê, mas os municípios não tem condição de adquirir o veneno, nós não temos legalidade pra isso. Neste momento, a informação que temos, da Secretaria de Saúde do Estado, é que o Ministério da Saúde não tem estoque suficente. Nós estamos buscando, então, alguma alternativa para tentar minimizar esse quadro."   

 

Segundo o último levantamento, divulgado na semana passada, Londrina tem 1.166 casos confirmados de dengue só neste ano. A morte de um homem de 93 anos foi registrada no começo do mês. Diante do aumento nas notificações, o município planeja a volta dos mutirões, principalmente na zona norte da cidade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá