Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cambé está há um mês sem registrar mortes por Covid-19

06/01/22 às 19:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cambé está há um mês sem registrar novas mortes em decorrência da Covid-19. Em 16 meses, esse é o maior intervalo de tempo sem óbitos causados pela infecção viral. A última morte confirmada foi de uma mulher de 79 anos no dia 6 de dezembro, a única registra no mês. 

Os números também apontam uma queda de 84% nas mortes e 78% nos casos em relação ao mês de novembro: em dezembro, a cidade confirmou um falecimento e 15 casos; em novembro, foram seis óbitos e 67 casos. No boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (5), o mês de janeiro de 2022 contabiliza até o momento nove casos confirmados e nenhuma morte por conta da doença.

Simone Lopes, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que a queda nos casos e nas mortes no município tem relação direta com o avanço da vacinação. Segundo ela, 88% da população acima de 18 anos está com o esquema vacinal completo. “Hoje, a maior parte dos casos ativos internados que temos são de pessoas que não completaram o esquema vacinal ou que optaram por não se vacinar. Por isso é essencial que todos compareçam para receber a primeira, a segunda dose ou a dose de reforço quando chegar a vez”, ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

De acordo com a diretora, cerca de seis mil pessoas acima de 18 anos – de uma população estimada em 80 mil – ainda não voltaram para completar o esquema vacinal. Segundo os órgãos nacionais e internacionais de Saúde, a eficácia da vacina contra o vírus só pode ser garantida após a aplicação da segunda dose. “Nós temos feito diversas campanhas de repescagem de segunda dose da vacina para que essa parcela da população possa se vacinar”, frisa.

Segundo Lopes, a vacina é um cuidado coletivo, principalmente para a população que ainda não pôde se vacinar, como as crianças de 5 a 11 anos. “Com a grande maioria das pessoas vacinadas, o vírus vai circular menos e, consequentemente, menos pessoas vão se contaminar. Por isso é essencial que todos recebam as doses da vacina, caso contrário, novos surtos da doença podem aparecer, assim como nos meses mais críticos da pandemia na cidade”, finaliza.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá