Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cambé lança programa para exames ginecológicos e atendimentos gratuitos

14/09/21 às 19:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé vai lançar o Programa #CambeMulher, um consultório móvel com uma equipe que vai atender as mulheres que trabalham nas empresas da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, as mulheres vão poder fazer a coleta de exames ginecológicos e receber orientações sobre prevenção de doenças, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. A ação vai começar no próximo dia 22 de setembro e vai continuar sempre às quartas-feiras, denominada Quarta-Feira Rosa.

Núbia Mattos, diretora do Departamento de Atenção Básica, explica que a pandemia fez com que a procura por exames ginecológicos diminuísse. “Por isso pensamos em estratégias que vão além das Unidades Básicas de Saúde e então surgiu a ideia de fazer essa ação. Nós vamos poder contemplar as mulheres trabalhadoras da cidade e ainda demonstrar a importância de um trabalho em rede”, ressalta. Segunda ela, no consultório móvel vão estar disponíveis a coleta do exame preventivo de colo de útero (papanicolau), o agendamento de mamografias e orientações preventivas sobre doenças ginecológicas.

Em Cambé, foram registrados 20 casos de câncer de colo de útero e 38 casos de câncer de mama em 2020, ambos atendidos pelo Hospital do Câncer de Londrina. “Os exames são a estratégia mais adotada para a prevenção desses tipos de cânceres, resultando na redução da incidência e da mortalidade. Quando um câncer é detectado em estágio inicial, a chance de cura é muito grande”, pontua. De acordo com Mattos, o câncer de mama é o que mais afeta e mata a população feminina em todas as regiões do Brasil, enquanto que o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais incidente nas mulheres brasileiras.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Com essa ação, a nossa expectativa é de atender cerca de 500 mulheres”, destaca a diretora. As Unidades Básicas de Saúde da cidade já ofertam diariamente esse exame para as mulheres de Cambé. “É só entrar em contato com a UBS mais próxima da casa de cada uma e agendar o atendimento e os exames”, finaliza.

Cronograma
Os atendimentos vão começar no dia 22 de setembro para as mulheres que trabalham na rede Almeida Mercados. No período da manhã, das 8h30 até às 11h30, o consultório vai estar na unidade da Rua Francisco Delgado Sanchez, 346. Durante a tarde, das 13h30 às 15h50, o atendimento é na unidade da Rua Chile, 416. Os próximos locais ainda estão sendo definidos, mas o atendimento vai abranger mulheres de empresas como a Refriko e a Costa Rica.
Para os atendimentos, é necessário levar um documento com foto, o CPF e o cartão do SUS.

Sexta-Feira Rosa
Para atender o maior número de mulheres cambeenses, o consultório também vai estar disponível às sextas-feiras para a população geral, independente se trabalha fora de casa. A ação vai abranger vários pontos da cidade, principalmente nas zonas rurais e bairros de difícil acesso. O cronograma desses atendimentos ainda está sendo organizado e vai ser divulgado nos próximos dias.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá