Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cambé organiza nova rodada de mutirões de limpeza contra a dengue

20/07/22 às 15:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde de Cambé realizará uma nova rodada de mutirões de limpeza do dia 30 de julho até o início de setembro. Em cada um dos seis sábados de ação, o mutirão de limpeza vai percorrer duas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde recolhendo todo tipo de material que possa acumular água.


Nelci Mariano, coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental, destaca que os mutirões de limpeza são organizados após a avaliação dos resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti  (LIRAa), divulgado a cada dois meses. O último LIRAa foi realizado entre os dias 04 e 09 de julho e apontou que a cidade tem um índice predial de 0,5, indicando que, dentre os 2.988 imóveis vistoriados, foram encontrados 19 criadouros ativos do mosquito em 15 residências. 


Apesar do resultado geral do município ser satisfatório, oito bairros apresentaram índices prediais superiores a 1%, o que representa um alerta para a doença; além disso, a Vila Brasil registrou o pior índice da cidade, com 4,16, que é quatro vezes superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde e atesta um risco de surto do mosquito causador da dengue. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“Nós sempre definimos a ordem das regiões que vão receber o mutirão de acordo com os dados do LIRAa, como a região da Vila Brasil foi a que teve o pior índice, a gente começa por ela”, explica. Segundo a coordenadora, a sequência dos bairros também segue essa ordem: da região com mais focos do mosquito para a com menos criadouros. Dessa forma, o primeiro sábado de ação desta terceira etapa do mutirão acontece no dia 30 de julho na região do Centro e Cambé II; no dia 06 de agosto no Cristal e Vila Guarani; no dia 13 no Novo Bandeirantes e região do 24 Horas; no dia 20 de julho no Silvino; no dia 27 na região do Santo Amaro e Jardim São Paulo; e no dia 03 de setembro no Jardim Ana Rosa e Cambé IV.


O intuito do mutirão é recolher todo tipo de material de descarte que possa acumular água, como móveis, eletrodomésticos, vasos, pneus e outros. Porém, não serão recolhidos entulhos (restos de construção), madeiras e galhos de árvore. O mutirão começa a partir das 7h30 e vai até às 16h – ou até percorrer todas as ruas. A coordenadora destaca que os moradores devem deixar esses objetos na calçada – em frente à casa –  na sexta-feira à noite, já que não há horário definido para que o caminhão passe em cada uma das ruas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá