Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha Agosto Azul em Londrina incentiva prevenção e promoção da saúde do homem

04/08/22 às 10:03 - Escrito por Redação Tarobá News

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando da campanha Agosto Azul, cujo objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência. Dessa forma, a prevenção e tratamento de doenças podem ser realizados antes da evolução para uma situação mais grave.


O Agosto Azul foi instituído em 2012, no estado do Paraná, por meio da Lei n°17.099, passando a ser dedicado à realização de ações de incentivo a prevenção e a promoção da Saúde do Homem.


De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, neste mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abordarão o tema em suas salas de espera, na decoração das unidades e nos grupos de atividades. “Importante ressaltar que a saúde do homem engloba a adoção de um modo de vida saudável, através de alimentação, atividade física, lazer, combate ao tabagismo, álcool, drogas, participação no pré-natal e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo muito desses agravos fatores de risco para o câncer”, explicou.


Portanto, segundo a coordenadora, é necessário fortalecer e qualificar a atenção primária, garantindo, assim, a promoção da saúde e a prevenção do adoecimento do homem, bem como o seu engajamento na paternidade responsável, um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).


A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos. O eixo Paternidade e Cuidado visa engajar os homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no crescimento e desenvolvimento da criança, possibilitando a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá