Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta em Londrina

21/06/18 às 17:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os cidadãos que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não se imunizaram devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até esta sexta-feira (22) para tomarem a vacina tríplice contra o vírus da Influenza. Isso porque, encerra amanhã (22) a campanha de vacinação em Londrina. As unidades de saúde da zona rural e urbana estarão abertas, nesta sexta-feira, das 12h às 18h, devido ao jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2018.

Ainda podem tomar a vacina gratuitamente as pessoas com mais de 60 anos, as gestantes, puérperas, crianças com menos de 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e privada de ensino. Além destes, a Prefeitura vacinou 66,39% das pessoas portadores de doenças crônicas, 2.138 indivíduos privados de liberdade, 753 funcionários do sistema prisional e 21 indígenas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de 23 de abril até o dia 20 de junho deste ano, foi possível imunizar 134.874 pessoas, o que representa 83,71% do público-alvo. A expectativa era vacinar 161 mil indivíduos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Entre os grupos prioritários, os idosos foram aqueles que mais procuraram se proteger contra os perigosos da gripe, visto que quase 100% deles, ou seja, 65 mil pessoas acima de 60 anos, procuraram a unidade de saúde mais próxima e tomaram uma dose.

Em seguida, estão os professores, pois dos 5.259 cadastrados em Londrina, 3.098 receberam a imunização, representando 96,62% desse público específico. Entre os profissionais de saúde 93,13% deles receberam a vacina, ou seja, 15.355 pessoas. Os grupos com menor procura ainda são as puérperas (com  52,66%); as gestantes (58,9% delas se vacinaram); e as crianças de 6 meses a 4 anos de idade (62,13% foram imunizadas).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, quando encerrar a campanha de vacinação para estes grupos citados, os profissionais do Município farão um balanço final das doses que sobraram, para na próxima semana abrir a vacinação a toda população de Londrina. A data, o local e o horário de início para a vacinação da população em geral serão divulgados na próxima semana.

A vacina contra a gripe, distribuída gratuitamente, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. A classificação dos indivíduos entre os grupos prioritários segue o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), segundo os critérios técnico-científicos que elecam aqueles com maior vulnerabilidade para o contágio da doença e mais suscetível ao vírus da gripe.

A Secretaria de Saúde lembra que a gripe, nos casos mais graves, pode ocasionar a morte. Em Londrina, do início do ano até o momento, registrou-se o óbito de um senhor de 55 anos devido à gripe.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá