Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha de Vacinação contra paralisia infantil termina nesta sexta-feira

26/09/22 às 12:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) se encerra nesta sexta-feira (30). As crianças de 1 a 4 anos que ainda não receberam a dose devem se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar. Não é necessário fazer agendamento prévio. 


No ato da vacinação, a criança deve portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento e carteira de vacina. Por meio desta campanha, as crianças recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), de gotinha, desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).


A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


De acordo com dados da Secretária Municipal de Saúde de Londrina, entre o início da campanha, no dia 8 de agosto, até esta segunda-feira (26), foram aplicadas 13.830 doses de vacinas contra a paralisia infantil no município. Elas representam 49,8% da cobertura vacinal do público-alvo e a meta é atingir 95%.


Nesta semana, as equipes da Secretaria de Saúde prosseguirão visitando unidades escolares, para vacinar as crianças contra poliomielite, mediante autorização dos pais. A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


Multivacinação – A Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, também encerra na sexta-feira (30). Para receber as doses não é necessário fazer agendamento, basta se dirigir até uma UBS.


As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá